Você está em: Página Inicial > Esportes
Aos 86 anos, morre o ex-presidente do Grêmio Fábio Koff
Morte foi oficializada nesta quinta pela assessoria do clube.
Por Globo Esporte | Postado em: 10/05/2018 - 11:56

Publicidade
Publicidade
Publicidade

A torcida do Grêmio acordou de luto nesta quinta-feira. Morreu às 7h20 da manhã, aos 86 anos, o ex-presidente Fábio André Koff, que comandou o clube nos títulos da Libertadores e do Mundial de Clubes em 1983 e no bi da Libertadores, em 1995. O dirigente ainda presidiu o Clube dos 13 de 1987 até sua dissolução, em 2011.

O velório do ex-presidente começa às 15h no saguão do portão A da Arena. Inicialmente, será restrito à família e abertou ao público a partir das 15h30. Informações sobre sepultamento serão divulgadas pelo Grêmio conforme definições da família.

Ele estava internado no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, com um quadro de infecção generalizada. O Grêmio divulgou um comunicado lamentando a perda: "O Clube expressa toda consternação pela perda de um símbolo de sua história, responsável pela maior glória já alcançada dentro de campo, e solidariza-se com sua família, amigos e com a torcida tricolor", diz o texto.

Conforme o boletim divulgado pelo hospital, Koff estava hospitalizado desde 3 de maio, quando deu entrada por quadro de mal estar, piora do estado geral e febre. Inicialmente, foi constatada anemia severa. Exames adicionais evidenciaram infecção hepática. Ele foi transferido para Centro de Tratamento Intensivo (CTI) na última segunda-feira com um quadro de septicemia, insuficiência respiratória e disfunção de múltiplos órgãos.

O ex-presidente gremista enfrentava problemas de saúde desde 2015. Nesse ano, passou quase três meses internado no mesmo hospital por problemas respiratórios. Deu entrada no dia 22 de abril e recebeu alta em 13 de julho, alternando idas e vindas ao CTI. Em 2016, passou mais 42 dias internado por complicações respiratórias.

Recuperado, no começo de 2016 participou ativamente do lançamento de sua biografia “Fábio André Koff: Memórias e Confidências – O que Faltou Esclarecer". O livro, com 247 páginas, refaz a trajetória do ex-presidente e traz revelações e histórias de bastidores sobre personagens que fizeram parte da vida tricolor nas últimas décadas. No mesmo ano, visitou o já desativado estádio Olímpico, onde concedeu entrevista para o GloboEsporte.com.

Nascido em 13 de maio de 1931, em Bento Gonçalves, na serra gaúcha, Fábio Koff se formou em Direito e foi juiz em diversas cidades do interior do Rio Grande do Sul. Gremista apaixonado, era sócio do clube desde os anos 1950. Entrou no Conselho do clube pela mão de outro outro presidente histórico, Hélio Dourado, falecido em agosto de 2017. 

Últimas Notícias
Esportes 25 Mar às 14:49
O evento engloba toda a cadeia produtiva animal
Esportes 21 Mar às 18:06
A competição deve reunir os melhores atletas do Paraná e apaixonados por esse esporte eletrizante. As provas, de diversas categorias tanto no masculino quando no feminino, serão realizadas na pista do Lago Municipal de Mercedes.
Esportes 19 Mar às 15:15
O Movimento Canta Oeste (MCO) conta com mais de 300 coralistas, envolvidos e engajados na defesa e difusão do canto coral pelo país
Esportes 13 Mar às 14:18
Ao todo, serão oito etapas classificatórias durante o ano.
Esportes 11 Mar às 19:55
Francielle brilhou ao conquistar o título na categoria Wellness do Arnold Classic Ohio, um dos maiores eventos da modalidade em todo o mundo.
Portal Nova Santa Rosa
Tecnologia e desenvolvimento