Você está em: Página Inicial > Cotidiano
Apresentações da Mostra Avaliativa encerram o 3º Toledo em Dança
Bailarinos que foram destaque ganharam bolsa de estudos para um curso de férias em Foz do Iguaçu
Por Assessoria | Postado em: 20/11/2017 - 20:56

Mais Imagens
Publicidade
Publicidade
Publicidade

As formas, os ritmos, as expressões e os sentimentos de 140 bailarinos e bailarinas de Toledo tomaram conta do palco do Teatro Municipal na noite deste domingo (19). Ao todo, 39 apresentações de 11 grupos participaram da Mostra Avaliativa do 3º Toledo em Dança. O festival esse ano contou com Mostra Itinerante em diversas escolas da cidade e do interior. Em escolas de cinco comunidades do interior houve o envolvimento de mais de 1500 pessoas. Também foram realizadas oficinas técnicas com profissionais das diversas áreas da dança no último final de semana. Foram atendidos 180 participantes. Todos receberam certificados.

O secretário de Cultura, Tita Furlan, disse que o município seguiu a linha dos outros festivais, buscando sempre a valorização dos talentos locais. “Esse ano fizemos uma mostra avaliativa para que as escolas pudessem mostrar o seu trabalho e seu talento. O mais importante é oportunizar ao artista a oportunidade de se apresentar no palco do Teatro Municipal”, salientou.

Ele destacou que as escolas também tiveram uma avaliação, por meio das apresentações de seus alunos. “Meus efusivos agradecimentos à equipe da Cultura e ao setorial de dança. A união e participação de todos culminaram em um belíssimo evento”, sacramentou Tita Furlan.

Segundo a diretora da Secretaria de Cultura, Magda Ritter, cerca de 500 pessoas acompanharam as apresentações na noite do último domingo, além das mais de três mil visualizações nas redes sociais. “Foi a primeira vez que fizemos uma transmissão ao vivo do festival”, exaltou Magda. Foram apresentações em vários estilos musicais, Jazz Dance; Balett Clássico; Dança Contemporânea; Danças Urbanas; Dança do Ventre e Estilo Livre. Cada estilo musical contou com um jurado que fez a avaliação dos grupos participantes.

“Os grupos gostaram do formato e os jurados acharam sensacional como foi conduzido e organizado o evento. Nós só temos a agradecer a todos os envolvidos, pois isso mostra a força do coletivo em prol da cultura. Nós cumprimos nosso papel de fomentar a cultura em nosso município, não só como evento, mas como forma de ampliar o conhecimento através da arte e da cultura”, avaliou a diretora.

Destaque

Dois bailarinos foram escolhidos como destaque durante o 3º Toledo em Dança. Daniel Matheus Ferreira, da Bailare Escola de Dança e Bianca Campagnolo Martinazzo, da Escola Ballet ArteMúsica foram contemplados com uma bolsa de estudos de dança para o  período de férias. Ela foi oferecida pelo Centro de Artes Cia do Corpo de Foz do Iguaçu, por meio do professor Cícero Adolfo, um dos jurados que acompanhou o festival.

A diretora de Cultura também destacou o excelente resultado da Mostra Itinerante. “O trabalho foi bem visto e bem recebido pelas escolas. Isso não é comum. As pessoas muitas vezes não tem acesso a essas intervenções culturais. Isso é uma forma da Secretaria estar atendendo o Plano de Governo quando se fala em descentralização das ações”, cita.

Ela citou exemplos de crianças que achavam que aquele tipo de apresentações “só tinha na televisão” ao assistirem apresentações da Ginástica Rítmica. “Isso é prova de que temos que evoluir muito no nosso trabalho e buscar cumprir o que consta na constituição”, exemplificou em alusão ao direito de acesso a cultura.

A professora de Dança do Ventre Lucianie Siolari, do Estúdio de Danças Árabes Lucianie Siolari de Foz do Iguaçu, ministrou oficina durante o festival e também foi uma das juradas. “Adorei tudo, quero tudo de novo, amei”, exaltou ao ser questionada sobre o evento.

Ela comentou que havia vários níveis de participantes, inclusive alguns iniciantes e que é normal ter nervosismo, tensão em alguns movimentos. Mas destacou a forma como festival foi organizado, oportunizando aos grupos identificar suas potencialidades e onde podem melhorar.

Devido ao sucesso da Mostra Avaliativa, a organização do festival já anunciou que deve manter no próximo ano. Já existe uma previsão de data para o 4º Toledo em Dança, mas será divulgado somente em 2018. 

Últimas Notícias
Cotidiano 19 Abr às 15:25
Ela era moradora de Santa Helena e deixa uma filha de dois anos
Cotidiano 19 Abr às 14:45
Pax Bom Jesus
Cotidiano 19 Abr às 14:08
O encontro teve a participação de gerentes e equipes técnicas agronômicas de todas as Lojas Agropecuárias Copagril do Paraná e do Mato Grosso do Sul e foi realizado nas dependências da AACC, em Marechal Cândido Rondon.
Cotidiano 19 Abr às 11:00
Equipe Cicles Motos Bike Team é patrocinada pela Opção Telecom, E-Gera e Dona Violeta
Cotidiano 19 Abr às 08:40
Palmas, no sul do estado, Pinhão, na região central, e Fazenda Rio Grande e Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, tiveram mínimas abaixo dos 7°C.
Portal Nova Santa Rosa
Tecnologia e desenvolvimento