Você está em: Página Inicial > Cotidiano
Beto e Fernanda Richa são condenados em 2ª instância por viagem a Paris
Ex-governador e secretária de da Família e Desenvolvimento Social do Paraná foram alvos de ação popular
Por Banda B | Postado em: 07/08/2018 - 17:26

Publicidade
Publicidade
Publicidade
O ex-governador Beto Richa (PSDB) e a mulher dele, Fernanda Richa, tiveram a condenação mantida pela 4ª Câmara Cível do TJ-PR (Tribunal de Justiça do Paraná), nesta terça-feira (7), e terão que devolver R$ 24 mil aos cofres públicos por causa de viagem a Paris, na França.

Na denúncia, o MP-PR (Ministério Público do Paraná) argumentou que o dinheiro público não pode ser usado "ao bel prazer dos agentes" e que é "inaceitável a existência de despesas públicas mal justificadas e imprecisas". A condenação foi mantida por três votos a dois.

Beto e Fernanda Richa foram alvos de uma ação popular, ajuizada por advogados do escritório Bentivenha Advocacia Social e militantes do PSOL e PSTU no Paraná, que cobrava o ressarcimento das diárias pagas pelos cofres públicos.

Votaram favoravelmente à condenação a relatora do processo, Astrid Maranhão, e os desembargadores Maria Aparecida Blanco de Lima e Abraham Lincoln Calixto. Já os desembargadores Regina Portes e Hamilton Rafael Marins Schwartz entendiam que o casal Richa deveria ser absolvido.

VIAGEM
Na época da viagem, Richa tinha um compromisso oficial marcado para o dia 13 de outubro de 2015, em Xangai, na China. Ele, a esposa e outras autoridades, no entanto, passaram o fim de semana em Paris e só foram para o evento no dia 12. O ex-governador alegou uma "parada técnica" para a estadia de dois dias.

Segundo a ação, o grupo não tinha nenhuma agenda na capital francesa e ficou hospedado no Hotel Napoléon, um estabelecimento de cinco estrelas localizado próximo ao Arco do Triunfo. A diária custava cerca de 250 euros por pessoa - aproximadamente R$ 1 mil.

OUTRO LADO
Em nota, a defesa de Beto Richa informou que entende que a decisão é "equivocada" e que entrará com o recurso após a publicação do acórdão. "Reafirma também seu posicionamento em função de o ex-governador ter restituído voluntariamente as sobras de diárias ao final da missão internacional, que teve como objetivo a busca de novos investimentos e oportunidades de empregos para o Paraná. Reitera ainda que os valores ressarcidos foram superiores aos utilizados na parada em Paris. A devolução de diárias por parte do ex-governador Beto Richa sempre foi uma prática comum durante a sua gestão", diz a nota.

Confira mais em Banda B.

Últimas Notícias
Cotidiano 19 Abr às 14:08
O encontro teve a participação de gerentes e equipes técnicas agronômicas de todas as Lojas Agropecuárias Copagril do Paraná e do Mato Grosso do Sul e foi realizado nas dependências da AACC, em Marechal Cândido Rondon.
Cotidiano 19 Abr às 11:00
Equipe Cicles Motos Bike Team é patrocinada pela Opção Telecom, E-Gera e Dona Violeta
Cotidiano 19 Abr às 08:40
Palmas, no sul do estado, Pinhão, na região central, e Fazenda Rio Grande e Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, tiveram mínimas abaixo dos 7°C.
Cotidiano 18 Abr às 11:23
Evento reunirá cerca 2.000 atletas e participantes
Portal Nova Santa Rosa
Tecnologia e desenvolvimento