Você está em: Página Inicial > Policial
BPFron apreende defensivos agrícolas e pneus contrabandeados na fronteira
No depósito foram encontrados 16 pneus contrabandeados aproximadamente 100 kg de substância análoga a veneno agrícola.
Por | Postado em: 25/10/2018 - 13:04

Mais Imagens
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Na manhã de hoje (25), no âmbito da Operação Fronteira Integrada, Policiais Militares do BPFron - Batalhão de Polícia de Fronteira, realizavam patrulhamento na cidade de Foz do Iguaçu, no bairro Vila Portes quando avistaram um grupo de pessoas em frente a um depósito. Ao visualizarem a presença policial os indivíduos empreenderam fuga, não sendo localizados.

No depósito foram encontrados 16 pneus contrabandeados do Paraguai além de aproximadamente 100 kg de substância análoga a veneno agrícola. O contrabando apreendido foi encaminhado aos procedimentos legais cabíveis. Na noite de ontem também na cidade de Foz do Iguaçu - PR outra ocorrência do gênero foi registrada. Policiais Militares do BPFron realizavam patrulhamento quando adentraram em um porto clandestino. Indivíduos visualizaram a presença policial e se evadiram, não sendo localizados. No local, quatro pneus de caminhão contrabandeados do Paraguai foram apreendidos e encaminhados à Receita Federal de Foz do Iguaçu - PR para procedimentos.

Ilícitos do segmento dos agroquímicos, como os apreendidos na manhã de hoje, são uma das pautas do quadro de temático do painel que o V Seminário Fronteiras do Brasil, realizado pelo IDESF – Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras está tratando neste momento, na cidade de Foz do Iguacu onde ocorre o evento.
Sob o tema: O impacto do contrabando no agronegócio, discussões estão sendo levantadas acerca deste tipo de contrabando que não possuindo requisitos mínimos, esses produtos irregulares representam um alto risco de dano e ameaça à saúde do trabalhador e das pessoas que consomem os alimentos em que foram utilizados. Além, disso, os agrotóxicos irregulares não geram nenhum valor ao país, visto que não pagam nenhum tipo de imposto.
Infelizmente, tais compradores de defensivos irregulares ainda não estão cientes dos riscos que esses produtos têm sobre a saúde humana e sobre o meio ambiente. Todos os agrotóxicos vendidos no Brasil são fiscalizados pela ANVISA, pelo IBAMA e pelo Ministério da Agricultura o que torna a venda destes produtos químicos bastante rigorosa.

De acordo com Rosane Amadori Assessora de Comunicação Social do IDESF, Essa situação trata-se de um caso de saúde pública que impacta toda a sociedade. Hoje já existem informações de organizações criminosas altamente qualificadas para fazer este tipo de contrabando e que é um crime que não aparece em um mercado de controle.

Últimas Notícias
Policial 29 Mar às 10:30
Claudinei de Oliveira, de 40 anos, portava uma pistola
Policial 29 Mar às 09:51
O corpo seria de uma mulher, segundo o que informou o Corpo de Bombeiros
Policial 29 Mar às 07:32
A Polícia vai investigar o caso.
Policial 28 Mar às 17:23
O homem guiou o carro com os pneus furados por cerca de 500m, mas perdeu o controle, saiu do veículo e tentou fugir a pé
Policial 28 Mar às 15:42
Os bandidos levaram o carro com o padre como refém
Portal Nova Santa Rosa
Tecnologia e desenvolvimento