Você está em: Página Inicial > Cotidiano
Campanha 'Doe Sangue, Salve Vidas' incentiva doação de sangue em Maripá
Nesta sexta-feira, 14 de julho, é o Dia Mundial do Doador de Sangue.
Por Assessoria | Postado em: 13/06/2019 - 09:19

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Nesta sexta-feira (14) é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue. A data é lembrada com o intuito de conscientizar a população sobre a necessidade da doação e agradecer aos voluntários pela atitude, que pode salvar vidas. Em Maripá, a campanha “Doe Sangue, Salve Vidas”, que teve início há um ano, tem contribuído para o aumento de doadores no município.

A campanha atua com o incentivo, disponibilizando mensalmente transporte exclusivo para os doadores . “Neste primeiro ano de campanha tivemos a participação de 107 doadores e temos registrado um aumento gradativo”, destaca a assistente social da Secretaria de Saúde, Giliane Konzen. Os doares que realizam três doações no período de um ano recebem uma camiseta personalizada da campanha.

DIREITOS ADQUIRIDOS - Os doadores de sangue têm direitos adquiridos por lei. A Lei Estadual nº 13.964/2002 garante a concessão de desconto de 50% em eventos culturais artísticos (espetáculos musicais, artísticos, circenses, teatrais, cinematográficos, feiras, pontos turísticos, estádios, atividades sociais, recreativas, culturais e esportivas).  Aos concurseiros, na maioria dos concursos, existe a isenção da taxa de inscrição.

QUEM PODE DOAR - Maiores de 18 anos e menores de 65 anos (necessário apresentar documento oficial com foto); Ter mais de 50 quilos; Ter se alimentado antes da doação; Não ter ingerido bebidas alcoólicas de quatro a seis horas antes da doação.

QUEM NÃO PODE DOAR - Portadoras de doenças como diabete e hepatite; Mães que estejam amamentando; Quem está resfriado; Quem colocou piercing  ou fez tatuagem/maquiagem definitiva nos últimos 12 meses.

ORIENTAÇÕES APÓS A DOAÇÃO - Repouso de 15 minutos para evitar mal estar; Beber bastante líquido; Evitar esforço físico exagerado por 12 horas, especialmente com o braço utilizado na doação.

FREQUÊNCIA DE DOAÇÕES - Homens podem doar a cada dois meses e no máximo quatro por ano e mulheres a cada três meses e no máximo três por ano.

PRÓXIMO AGENDAMENTO – Nos 18 de junho e 2 de julho haverá transporte para doação de sangue em Cascavel. Interessados devem fazer o agendamento na Clínica da Família ou pelo telefone (44) 3687-1506. No dia da doação, é preciso levar documento de identidade com foto. Dúvidas podem ser tiradas nas Unidades Básicas de Saúde do município ou na Clínica da Família.

Últimas Notícias
Cotidiano 28 Mar às 16:50
Este é o terceiro ano do programa sob a coordenação do instrutor Sub Tenente, Jair Chagas
Cotidiano 28 Mar às 16:33
A recolha ocorrerá normalmente no sábado (30)
Cotidiano 28 Mar às 15:17
Há apenas 9 meses, ele enfrentou a perda de sua esposa e filho
Cotidiano 28 Mar às 13:39
A criança morreu na manhã desta quinta-feira (28)
Portal Nova Santa Rosa
Tecnologia e desenvolvimento