Você está em: Página Inicial > Cotidiano
Conta de luz: maio começa com bandeira tarifária mais cara
O valor cobrado com a alteração será de R$ 1 a cada 100 kilowatt hora (kWh) consumidos.
Por Bem Paraná | Postado em: 02/05/2018 - 11:14

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Com a entrada no mês de maio, os consumidores sentirão um aumento nas contas de luz. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) mudou a bandeira tarifária de verde para amarela.

O valor cobrado com a alteração será de R$ 1 a cada 100 kilowatt hora (kWh) consumidos. Segundo a Aneel, a mudança ocorre em razão do final do período chuvoso.

Com o início do período seco, cai o volume de chuva sobre os reservatórios das principais usinas hidrelétricas geradoras do país. Com isso, há a necessidade de se fazer uso da energia produzida pelas usinas termelétricas, que têm maior custo de produção.

Composto pelas cores verde, amarela e vermelha (patamar 1 e 2), o sistema de bandeiras foi criado, de acordo com a Aneel, para sinalizar aos consumidores os custos reais da geração de energia elétrica.

Com a adoção da bandeira amarela, a Aneel aconselha os consumidores a adotar hábitos que contribuam para a economia de energia, como tomar banhos mais curtos utilizando o chuveiro elétrico, não deixar a porta da geladeira aberta e não deixar portas e janelas abertas em ambientes com ar-condicionado.

Últimas Notícias
Cotidiano 16 Abr às 16:00
Apesar da rápida ação dos bombeiros, a casa de madeira, com cerca de 90 m², foi completamente destruída pelas chamas. 
Cotidiano 16 Abr às 13:35
A população vai contar com uma programação especial para aproveitar com a família toda.
Cotidiano 16 Abr às 11:29
O encontro é voltado para associados da Copagril que trabalham no sistema de integração da Cooperativa e tem o propósito de difundir conhecimentos atualizados sobre manejo visando ao aumento dos resultados na suinocultura.
Cotidiano 16 Abr às 10:39
A Prefeitura de Nova Santa Rosa está realizando uma sequência de eventos. Confira!
Portal Nova Santa Rosa
Tecnologia e desenvolvimento