Você está em: Página Inicial > Cotidiano
Copagril difunde conhecimentos e homenageia suinocultores durante seminário
Cerca de 550 pessoas prestigiaram o evento
Por Assessoria | Postado em: 20/06/2018 - 07:52

Mais Imagens
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Potencializar a produção de suínos buscando maior eficiência e resultado para seus associados é uma das ações desenvolvidas pela Cooperativa Agroindustrial Copagril, que realizou, na tarde desta terça-feira (19), o Seminário Anual de Produtores de Suínos, o qual lotou as dependências do Pavilhão da Comunidade Católica, em Marechal Cândido Rondon.

Cerca de 550 pessoas prestigiaram o evento, que contou com duas palestras de renomados profissionais, enfocando a sanidade na suinocultura, fator relevante que interfere nos índices de conversão alimentar e mortalidade.

Na oportunidade, o diretor-presidente da Copagril, Ricardo Sílvio Chapla, informou os associados sobre os números de granjas em produção, além dos totais de suínos alojados em UPLs, crechários e terminação, cujo plantel soma aproximadamente 410 mil animais. Também repassou aos produtores que a participação da Copagril na Frimesa Cooperativa Central chega a 29% da entrega de suínos, sendo, portanto, a cooperativa filiada que tem a maior participação no segmento de carnes da central. “O mercado está cada vez mais exigente e nós precisamos atender os requisitos que são exigidos para podermos continuar produzindo e para sermos competitivos”, mencionou.

Conteúdos

Os conteúdos das palestras proferidas no seminário chamaram a atenção dos produtores presentes. A primeira foi ministrada pelo médico veterinário da Agroceres Multimix, Alessandro Crivellaro, o qual falou sobre a responsabilidade do produtor e dos profissionais no controle de Brachyspira Spp, uma bactéria que provoca doenças, causando infecção intestinal e diarreia nos animais. Ele abordou as formas de prevenção da Brachyspira, que é considerada uma superbactéria. As medidas abrangem realizar uso correto de antibióticos, adotar boas práticas de produção que incluem limpeza, desinfecção e vazio sanitário, além de adotar o correto manejo de leitões. Alessandro expôs as formas de disseminação da bactéria, as formas de tratamento e os prejuízos que provoca.

A segunda palestra foi com o médico veterinário da Agroceres Pic, Nilo Chaves de Sá, sobre biossegurança na suinocultura, com foco no controle de doenças. Ele explanou sobre o conjunto de medidas de controle internas e externas à granja que precisa ser adotado visando à proteção contra agentes infecciosos como vírus, bactérias, fungos e parasitas. Para ter maior uma melhor biosseguridade nas granjas, Nilo aponta que não é necessário aumentar os custos de produção, pois se tratam de hábitos diários dos suinocultores. Dentre os benefícios de ter maior seguridade ele aponta: maior equilíbrio sanitário do plantel, maior desempenho dos animais, melhora do ambiente e qualidade de trabalho, maior eficiência da mão de obra e economia com medicamentos e assistência veterinária.

Premiação

Reconhecer os melhores resultados constitui um importante incentivo aos produtores da cooperativa. Por esse motivo, durante o seminário a Copagril homenageou produtores que se destacaram em melhor conversão alimentar e fidelização em crechários e terminação; menor percentual de mortalidade e fidelização; e maior número de leitões desmamados/porca e fidelização em UPLs (Unidades Produtoras de Leitões).

Confira quem foram os homenageados:

Terminadores

Menor percentual de mortalidade:

1º lugar: Meno Vorpagel - 1,33%

Melhor Conversão Alimentar:

1º lugar: Arlindo Osmar Abreu - 2,746

Melhor Conversão Alimentar com permeado:

1º lugar: Aremor Griep - 2,616

Crechário

Menor percentual de mortalidade:

1º lugar - Thiago Vanderlei Anklan - 1,75%

Melhor conversão alimentar:

1º lugar: Edio Heidrich - 1,291

UPL - Maior Produtividade

1º lugar: Cesar Luiz Petri - 30,94 leitões/porca/ano

2º lugar: Granja Deves 29,93 leitões/porca/ano

3º lugar: Granja Haab 01 - 29,54 leitões/porca/ano

Últimas Notícias
Cotidiano 25 Abr às 17:30
A máquina estava energizada, sendo necessário que a Copel desligasse os cabos para evitar descarga
Cotidiano 25 Abr às 16:58
O evento acontece a partir das 18h00, no Pavilhão da Comunidade Evangélica
Cotidiano 25 Abr às 15:14
A comunidade está indignada e inconformada com essas atitudes
Cotidiano 25 Abr às 14:43
Além da cliente, a caixa do supermercado que realizou o atendimento, também levou o prêmio no valor de R$1000
Cotidiano 25 Abr às 13:41
A cidade está enfrentando um aumento significativo nos casos de dengue
Portal Nova Santa Rosa
Tecnologia e desenvolvimento