Você está em: Página Inicial > Esportes
Copagril homenageia melhores produtores de aves do seu sistema de integração
Durante o evento foram proferidas duas palestras
Por Assessoria | Postado em: 16/08/2018 - 17:26

Mais Imagens
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Reconhecer a dedicação desempenhada na atividade avícola é uma forma de estímulo para os produtores buscarem obter os melhores resultados. Outra forma de incentivo é municiá-los de conhecimento. Com esses propósitos a Copagril realizou, na tarde de hoje (16), o Seminário Anual de Produtores de Aves, que teve por local o salão social da AACC, em Marechal Cândido Rondon.

Durante o evento foram proferidas duas palestras, uma como o médico veterinário Dr. Paulo Raffi, que enfocou biossegurança e os pontos críticos na propriedade; e a outra com a zootecnista Dra. Jane Lara Grosso, que explicou sobre a evolução genética do frango de corte.

Paulo Raffi explanou sobre os tipos de salmoneloses aviárias e as possíveis fontes de contaminação, dentre elas o transporte, a cama, água, equipamentos, homem, animais silvestres, roedores, insetos e o ambiente, dentre outros. Ele relacionou os meios mais comuns para difusão de enfermidades em aves e como evitar a ocorrência. Também destacou os motivos porque a biosseguridade é necessária: devido ao requerimento dos clientes; requerimentos globais dos governos, regulamentação da alimentação e saúde (da granja à mesa), redução drástica de medicamentos aprovados; e para evitar perdas de produtos e vendas.

A evolução do frango

Já a Dra. Jane Lara relatou que a evolução genética do frango remonta os últimos 60 anos. Segundo ela, em 1957 o frango aumentava 27 vezes o seu peso em relação ao peso inicial, sendo que em 2005 passou a aumentar 95 vezes o peso de nascimento. Significa que nessa curva de evolução o frango passou a levar 25 dias a menos para atingir 2 quilos de peso vivo; diminuiu em 25% o índice de conversão alimentar; e aumentou em 40% o peso da carne de peito, ao longo de seis décadas.

Conforme a zootecnista, essas diferenças aconteceram graças à realização do processo de seleção natural de características direcionado para os interesses comerciais. "A seleção de aves para rendimento é um processo de inovação contínua", pontua, lembrando que o trabalho inclui a investigação genômica.

A partir desse trabalho relatado por Jane Lara já é possível projetar como serão os frangos do futuro. “Com o ganho genético anual o aumento de peso médio é de 45 a 50 gramas por ano. Desse modo, o frango cujo peso médio hoje é estimado em 3,100 kg deverá alcançar 3,290 kg no ano de 2022”, prospecta.

Com a continuidade do trabalho, a projeção dos pesquisadores para o ano de 2035 é que seja possível alcançar os seguintes resultados: 23 dias para a ave atingir 2,0 Kg, conversão alimentar 1,200; rendimento de carcaça de 77% e rendimento de peito de 30%.

Homenagens

Após as palestras, foram homenageados os produtores com melhores resultados na atividade, no período 2017/2018. Confira a relação de homenageados por categoria na relação abaixo.

Também foram homenageados os produtores integrados que tiveram histórico de um ano de biosseguridade completa: Edson Schug, Gilberto Daniel Oswald, Gilmar Adolfo Lohmann, Jorge Antônio Kirch, Sigmar Luiz Lohmann e Valirio Layter.

No sorteio de uma TV de 43 polegadas o ganhador foi Ademir da Silva, de Pato Bragado, funcionário da Granja de Dirceu Anderle.

Melhores em IEP e Fidelização Aviários Convencionais:

1º lugar: Tadeu Lewandowski - Marechal Cândido Rondon - IEP: 398,84

2º lugar: Adriana Aparecida Becker Kunz - Marechal Cândido Rondon - IEP: 392,71

Melhores em IEP e Fidelização Aviários Dark House:

1º lugar: Alexandre Ricardo Wickert - Quatro Pontes - IEP: 391,32

2º lugar: Valmor Ademir Escher - Marechal Cândido Rondon - IEP: 382,19

Melhores no Programa 5S Qualidade e Fidelização:

1º lugar: Vilmar Krenchinski - Marechal Cândido Rondon - Nota: 9,92

2º lugar: Família Boeing - Mercedes - Nota: 9,58

Maior I.E.P Anual e Fidelização:

Venilda Schragle Lewandoski - Marechal Cândido Rondon

A01 – Lote 62, abatido em 11/11/2017 – IEP 450,03

Maior média de produção de ovos férteis:

Núcleo Fülber – Produção de 174,42 ovos por fêmea alojada

Últimas Notícias
Esportes 15 Abr às 15:28
199 ciclistas de diversas cidades da região se reuniram para desbravar os percursos de 35 e 40 km
Esportes 08 Abr às 16:10
O teatro teve objetivo trazer de forma didática e divertida a conscientização do que é a dengue
Esportes 08 Abr às 10:43
As obras são de melhoria do escoamento de água
Esportes 25 Mar às 14:49
O evento engloba toda a cadeia produtiva animal
Esportes 21 Mar às 18:06
A competição deve reunir os melhores atletas do Paraná e apaixonados por esse esporte eletrizante. As provas, de diversas categorias tanto no masculino quando no feminino, serão realizadas na pista do Lago Municipal de Mercedes.
Portal Nova Santa Rosa
Tecnologia e desenvolvimento