Você está em: Página Inicial > Cotidiano
Copagril levará produtores para o Fórum do Paraná Livre de Febre Aftosa sem Vacinação
Por Assessoria | Postado em: 21/05/2019 - 07:49

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Estão sendo realizados no estado do Paraná uma série de eventos para promover um diálogo entre autoridades, especialistas e produtores rurais sobre todos os efeitos e compromissos dos produtores com a antecipação do reconhecimento do estado como livre de febre aftosa sem vacinação.

Os primeiros encontros foram realizados em Paranavaí no dia 14 de maio e no dia 15 em Cornélio Procópio. O ciclo de reuniões continuará nesta semana com encontros no dia 21 em Guarapuava, dia 22 em Pato Branco, dia 23 em Cascavel para produtores do oeste do estado e no dia 29 em Curitiba.

Reconhecendo a importância de sanar as dúvidas dos produtores sobre o fim da vacinação da aftosa, a Cooperativa Agroindustrial Copagril disponibilizará gratuitamente aos produtores de sua área de atuação o transporte para o Fórum do Paraná Livre de Febre Aftosa sem Vacinação que será realizado em Cascavel, no dia 23.

O ônibus, que possui 35 vagas disponíveis, sairá da AACC de Marechal Cândido Rondon no dia 23, às 11h30 e após o encontro retorna à Marechal Cândido Rondon.

Produtores que se interessam em utilizar o trasporte disponibilizado pela cooperativa podem entrar em contato com o fomento leiteiro da Copagril para reservar seu lugar, já que as vagas são limitadas. O telefone para a reserva do lugar é (45) 3284-7604.

Parceiros
Os fóruns são promovidos pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Adapar, Emater, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Sistema Faep/Senar, Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Estado do Paraná (Fetaep), e Sistema Ocepar, além de entidades locais que colaboram com recursos físicos.

Reconhecimento
Com a antecipação do reconhecimento do novo status sanitário do Paraná, os produtores de bovinos, suínos e aves terão novos desafios e vantagens: em março deste ano, os técnicos Marta Oliveira Freitas (Adapar) e Fábio Peixoto Mezzadri (Deral/Seab) divulgaram um estudo que mostra que o novo status pode dobrar as exportações de carne suína no Paraná, chegando a 200 mil toneladas ao ano. Além disso, as cadeias produtivas de carne bovina, de aves e leite também serão beneficiadas com o acesso a novos mercados.

A mudança de status será oficializada em setembro, quando o Mapa publicará o ato normativo de reconhecimento da condição do Paraná com as obrigações e regras de entradas e movimentação de animais, bem como, os próximos passos para obtenção do certificado de área livre pela Organização Internacional de Saúde Animal. 

Últimas Notícias
Cotidiano 25 Abr às 17:30
A máquina estava energizada, sendo necessário que a Copel desligasse os cabos para evitar descarga
Cotidiano 25 Abr às 16:58
O evento acontece a partir das 18h00, no Pavilhão da Comunidade Evangélica
Cotidiano 25 Abr às 15:14
A comunidade está indignada e inconformada com essas atitudes
Cotidiano 25 Abr às 14:43
Além da cliente, a caixa do supermercado que realizou o atendimento, também levou o prêmio no valor de R$1000
Cotidiano 25 Abr às 13:41
A cidade está enfrentando um aumento significativo nos casos de dengue
Portal Nova Santa Rosa
Tecnologia e desenvolvimento