Você está em: Página Inicial > Cotidiano
Copagril realiza plantio de mudas e enfatiza importância de conservar o meio ambiente
Por Assessoria | Postado em: 05/06/2019 - 17:35

Mais Imagens
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Para manifestar a sua consciência ambiental e o seu compromisso com a conservação da natureza, a Cooperativa Agroindustrial Copagril realizou, nesta quarta-feira, 05 de junho, Dia do Meio Ambiente, o plantio de mudas de árvores em sua sede administrativa, localizada em Marechal Cândido Rondon.

A ação simbólica foi promovida com intuito de celebrar a data e reforçar entre os colaboradores a Política Ambiental da cooperativa: “Fomentamos a criação de valor com incentivo ao desenvolvimento sustentável e estímulo à conservação do meio ambiente”.

Por ocasião do ato, o diretor-presidente da Copagril, Ricardo Sílvio Chapla, ressaltou que todos devem ter uma postura consciente em relação à importância da natureza para o ser humano, o que se consegue por meio de formação e educação. “Observamos que nas atividades agropecuárias o Brasil já evoluiu muito em termos ambientais, mas ainda é possível fazer mais. A Legislação também está ficando cada vez mais exigente e nós estamos sempre em uma busca de atendê-la. Os cuidados com o meio ambiente precisam ser uma constante em nosso dia a dia, além de orientarmos as pessoas que estão a nossa volta. Além dos produtores, a Copagril também tem feito a sua parte”, enfatizou. 

Sustentabilidade

De acordo com o engenheiro ambiental da Copagril, Maycon Zimermann, o cooperativismo é exemplo de desenvolvimento sustentável, por atuar nas três bases da sustentabilidade: social, ambiental e econômica. “A Copagril cumpre o seu papel com base nesses três pilares. Todas as nossas unidades possuem licenciamento. Hoje gerenciamos 64 licenças ambientais para o funcionamento dos nossos estabelecimentos. Também realizamos o monitoramento atmosférico de todas as unidades próximas às áreas urbanas para garantir que todas estejam operando dentro dos padrões de emissão exigidos pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), além da emissão de gases de caldeiras, monitoramento e tratamento de efluentes líquidos do abatedouro de aves”, acrescenta.

Segundo ele, diariamente a cooperativa trata adequadamente e devolve para a natureza 4,2 milhões de litros de água usados em sua unidade industrial de aves. “No frigorífico temos ainda uma área de preservação com trilha ecológica, em que recebemos a visita de estudantes da comunidade para em um projeto de educação ambiental, fazendo também nosso papel social”, enfatiza.

A Copagril também possui projeto de recuperação de nascentes desenvolvido em parceria com agentes públicos e programas de recebimento de embalagens de produtos veterinários e de defensivos agrícolas, para encaminhá-los para destinação adequada.

Uma equipe de profissionais da Copagril realiza, ainda, a gestão da energia elétrica das unidades para verificar índices de consumo, além de tocar o projeto de energias alternativas. No abatedouro é utilizado biogás gerado no condomínio da Linha Ajuricaba, sendo que 5% do consumo diário de queima de lenha é substituído por biogás. Também conta com projeto-piloto na Unidade Copagril de Quatro Pontes, onde funciona a usina de transformação fotovoltaica, a qual cobre 100% do custo de energia do estabelecimento, além de ter um excedente que está sendo aproveitado na Unidade de Porto Mendes. 

Consultoria

Por meio da sua Assessoria Técnica de Projetos, recentemente a Copagril ampliou a gama de atendimentos realizados aos produtores rurais associados, além de ter participação ativa na reformulação de normativas relacionadas a licenciamentos.

Hoje, a cooperativa presta serviço de licenciamento ambiental para os produtores rurais nas atividades de avicultura, suinocultura, bovinocultura de leite e piscicultura, assim como desenvolve um trabalho de extensão oferecendo orientação técnica nas propriedades para que os seus associados tenham condições de produzir de forma adequada aos padrões exigidos pelos órgãos ambientais. 

Últimas Notícias
Cotidiano 26 Abr às 14:00
O objetivo é organizar um plano de trabalho com a Copel, para resolver a situação de uma vez por todas
Cotidiano 26 Abr às 11:20
Toda a programação será gratuita e aberta para toda a comunidade. Prestigie!
Cotidiano 26 Abr às 11:00
O último boletim da dengue registra 260.517 casos confirmados e 171 óbitos no Paraná
Cotidiano 26 Abr às 10:39
A escolha, que era aguardada pelo meio político local e vinha dando frutos a discussões animadas entre os eleitores, promete adicionar uma nova etapa à corrida eleitoral. 
Cotidiano 26 Abr às 08:50
O Seminário de Suinocultura Copagril contou com a presença de cerca de 300 pessoas, entre eles os diretores da Cooperativa, produtores, além de conselheiros e equipe técnica da cooperativa.
Portal Nova Santa Rosa
Tecnologia e desenvolvimento