Você está em: Página Inicial > Cotidiano
Formatura do Proerd é realizada em Nova Santa Rosa
108 formandos participaram
Por | Postado em: 19/11/2018 - 22:15

Na noite desta segunda-feira (19), foi realizada a formatura do Proerd – Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência, com a presença de 108 alunos, seis turmas dos 5° anos das escolas, Arnaldo Busato, Willy Barth e Getúlio Vargas, o Proerd tem apoio da Prefeitura Municipal  e patrocínio do Supermercados Copagril e Sicredi de Nova Santa Rosa.

A solenidade teve início por volta das 19h30 no Teatro Municipal Gustavo Fischer com a presença dos pais e familiares dos formados na abertura do evento uma apresentação da Banda Marcial de Nova Santa Rosa.
Os alunos fizeram o juramento, onde prometeram ficar longe das drogas e da violência. Os alunos também receberam o certificado de participação e formação do Proerd.

Autoridades também prestigiaram a noite, o prefeito municipal, Norberto Pinz, comandante da 2ª CIA do 19° Batalhão de Polícia Militar de Marechal Cândido Rondon, Valmir de Souza, Comandante do 3º Pelotão da 2ª CIA do BPEC, Tenente Pedro Augusto de Lima, Comandante do 1º Batalhão da 2ª CIA de Marechal Cândido Rondon, Aspirante Sidnei Hudach, Comandante do Destacamento Da Polícia Militar de Nova Santa Rosa, Sargento Juliano Pruinelli, Sargenteante da 2ª CIA do 19º BPM, Sargento Valdecir Seefeld, Apirante Ricardo Augusto Maioque Baggio representando o Corpo de Bombeiros, Secretária Municipal de Educação, professora Nilza Siewert Gerling, representando o Conselho Tutelar de Nova Santa Rosa Luiz Carlos de Lima, gerente do Supermercado Copagril, Geconias Rodrigues da Cruz, gerente da agência Sicredi de Nova Santa Rosa, Vanderlei Hertz, diretor executivo Sicredi Progresso PR/SP Inácio Cattani e as instrutoras do Poerd Policial Érica e Polícial Lariza.

No transcorrer do período letivo, como parte das atividades em sala de aula, os proerdianos elaboraram uma redação, tendo como tema “O Proerd”. Foram selecionadas pelas instrutoras Proerd e pelas professoras dos 5º anos, as redações que mais se destacaram em cada turma que foram presenteados com um Leão de pelúcia, símbolo do Proerd.

Escola Willy Barth 5º A: Paulo Gustavo Franz
Escola Arnaldo Busato 5º A: Larissa Naiara Schulz
Escola Getúlio Vargas 5º A: Augusto Ricardo Bloch
Escola Willy Barth 5º B: Everson Asael Kufeld
Escola Getúlio Vargas 5º C: Letícia Walker Kunz
Escola Getúlio Vargas 5º D: Isabel Viviane Arendt

Dentre os estudantes selecionados de cada turma, cada instrutora Proerd elegeu uma redação destaque, foram convidados para fazer a leitura de sua redação, Augusto Ricardo Bloch, da Escola Getúlio Vargas e Everson Asael Kufeld da Escola Willy Barth.

PROERD:

O Proerd – Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência, é um programa eminentemente preventivo e estratégico, tendo como objetivo principal ensinar as crianças a dizer não às drogas e a violência. Os instrutores do Proerd são policiais militares capacitados e contam com a ativa participação dos professores e da família. Dando ênfase especial aos estudantes dos quintos anos do ensino fundamental. As lições do Proerd são projetadas com base na teoria da aprendizagem socioemocional, a qual identifica as habilidades básicas e fundamentais para o processo de desenvolvimento do indivíduo. Essas habilidades vão além da questão das drogas, elas possibilitam escolhas saudáveis e maduras em todos os aspectos da vida do estudante, promovendo os objetivos educacionais da prevenção primária e orientação para fazer escolhas seguras e responsáveis, necessárias a promoção da saúde.
O programa ensina as crianças a controlar seus impulsos, e a pensar nos riscos e nas consequências, elevando a sua autoestima, solidificando noções de cidadania e de convivência harmoniosa, além de ensinar técnicas de autocontrole e resistência as pressões dos colegas, o sucesso do programa depende de um perfeito entrosamento entre família, escola e polícia. O programa tem como mascote o leão, ele representa a garra, a força e a resistência que as crianças precisam ter para dizer não às drogas e a violência.

 

Últimas Notícias
Cotidiano 28 Mar às 16:50
Este é o terceiro ano do programa sob a coordenação do instrutor Sub Tenente, Jair Chagas
Cotidiano 28 Mar às 16:33
A recolha ocorrerá normalmente no sábado (30)
Cotidiano 28 Mar às 15:17
Há apenas 9 meses, ele enfrentou a perda de sua esposa e filho
Cotidiano 28 Mar às 13:39
A criança morreu na manhã desta quinta-feira (28)
Portal Nova Santa Rosa
Tecnologia e desenvolvimento