Você está em: Página Inicial > Cotidiano
Governo anuncia suspensão da exportação de carne bovina para a China após caso de 'vaca louca'
Por G1 | Postado em: 04/06/2019 - 11:53

Publicidade
Publicidade
Publicidade

O Ministério da Agriculturainformou nesta segunda-feira (3) que suspendeu as exportações de carne bovina para a Chinaporque um animal no Mato Grosso contraiu encefalopatia espongiforme bovina (EEB), a chamada doença da "vaca louca".

De acordo com o ministério, a suspensão das exportações atende a um acordo sanitário entre Brasil e China e é temporária e "protocolar". A pasta informou que a medida é "automática" e está prevista no documento assinado em 2015 com a China, que prevê a suspensão quando houver algum risco após a detecção de alguma doença. Segundo o ministério, não há risco sanitário no Brasil (leia nota oficial do Ministério da Agricultura ao final desta reportagem).

A doença foi detectada em uma vaca de 17 anos, já abatida. Todo o material "de risco específico para a doença", informou o Ministério da Agricultura, foi removido durante o abate e incinerado.

"Outros produtos derivados do animal foram identificados, localizados e apreendidos preventivamente, não havendo ingresso de nenhum produto na cadeia alimentar humana ou de ruminantes. Não há, portanto, risco para a população", informou.

De acordo com a pasta, mesmo com o caso registrado em Mato Grosso, a classificação de risco para a doença não será alterada e continuará como "insignificante" no país.

Um dos principais objetivos da visita era a liberação de frigoríficos brasileiros para exportar para a China.

Segundo a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), a China é principal mercado para carne do Brasil em faturamento e o segundo em volume (atrás somente de Hong Kong).

Em 2018, os embarques de carne bovina para a China somaram 322,4 mil toneladas e US$ 1,49 bilhão. Os números representam alta de 52,54% e 60,04%, respectivamente, em relação a 2017.

Nos primeiros quatro meses deste ano, as vendas para o mercado chinês representaram 17,8% do volume total de carne bovina embarcado, com 95,7 mil toneladas e um faturamento de US$ 442,4 milhões, de acordo com a associação.

Nota do ministério 

Leia abaixo a íntegra de nota divulgada nesta segunda-feira pelo Ministério da Agricultura:

Nota Oficial

1 - Examinada a notificação da ocorrência pela Organização Internacional de Saúde Animal (OIE), este órgão determinou hoje (3) o encerramento do caso sem alteração do status sanitário brasileiro, que segue como risco insignificante para a doença.

2 - A OIE informou ainda que não haverá relatórios suplementares sobre o caso.

3 - No caso da China, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil suspendeu temporariamente a emissão de certificados sanitários até que a autoridade chinesa conclua sua avaliação das informações já transmitidas sobre o episódio, cumprindo-se, assim, o disposto no protocolo bilateral assinado em 2015.

Últimas Notícias
Cotidiano 16 Abr às 10:39
A Prefeitura de Nova Santa Rosa está realizando uma sequência de eventos. Confira!
Cotidiano 16 Abr às 08:30
As regiões atingidas pelos temporais podem registrar fortes ventos de até 100 km/h
Cotidiano 15 Abr às 17:33
Com a medida, os municípios já podem solicitar recursos para ações humanitárias, como compra de cestas básicas.
Cotidiano 15 Abr às 17:05
Extraído de uvas bordô, com origem americana, essa espécie passou por Portugal até desembarcar no Brasil, no início do século XX, e se tornou uma das uvas mais cultivadas por aqui
Cotidiano 15 Abr às 16:35
Cada estudante recebeu um conjunto completo composto por duas camisetas, dois shorts ou saias, uma calça e um casaco
Portal Nova Santa Rosa
Tecnologia e desenvolvimento