Você está em: Página Inicial > Cotidiano
Maripá vai disponibilizar transporte para eleitores que ainda não fizeram a biometria
Pouco mais de 46% dos eleitores de Maripá fizeram o cadastramento biométrico.
Por Assessoria | Postado em: 15/05/2019 - 09:55

Publicidade
Publicidade
Publicidade

A Administração Municipal de Maripá vai disponibilizar um ônibus para transporte dos eleitores que desejam fazer o cadastramento biométrico do título de eleitor, no Fórum Eleitoral de Palotina. A partir do dia 21 de maio, haverá ônibus disponíveis todas as terças-feiras para moradores dos distritos de Candeia e Pérola Independente e todas as quintas-feiras para moradores da sede. A ação se estende até o fim do prazo estabelecido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) para realização da biometria, que encerra 30 de agosto.

Pouco mais de 46% dos eleitores de Maripá já fizeram a biometria. Quem não se cadastrar até o fim do prazo terá o título eleitoral cancelado e não poderá votar nas eleições seguintes. “A disponibilização do transporte vem como auxílio aos munícipes para facilitar o acesso ao serviço, mas nada impede que os moradores usem o veículo próprio caso queiram. O importante é que todos estejam cientes da necessidade do cadastramento para evitar transtornos”, explica o secretário de Administração, Rodrigo Schanoski.

As inscrições para o transporte devem ser feitas com até um dia de antecedência da data em que deseja fazer o cadastramento. Os moradores dos distritos devem fazer a inscrição nas subprefeituras e moradores da sede, no Setor de Protocolo, no Paço Municipal. A saída será as 13h20 na subprefeitura de Pérola, passando por Candeia. Já na sede, a saída será no mesmo horário, na Praça das Orquídeas.

De acordo com o TRE-PR, a biometria é uma tecnologia que confere mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação, tornando inviáveis fraudes na identificação do votante. O leitor biométrico confirma a identidade de cada cidadão por meio de impressões digitais únicas, armazenadas em um banco de dados da Justiça Eleitoral.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS - Para realizar o cadastramento biométrico, é necessário apresentar o título eleitoral anterior (caso o eleitor esteja em posse do documento) e um documento oficial e original que contenha nome completo, data de nascimento, filiação e cidade onde nasceu, tais como Identidade, Certidão de Nascimento ou Casamento, Certificado de Reservista e Carteira de Trabalho.

Além disso, o eleitor deve levar um comprovante de residência original, atual e recente, em seu próprio nome, ou de seus pais ou cônjuge. Não são aceitas correspondências particulares. Se for o 1º título eleitoral, não são aceitos como documento de identificação a Carteira de Habilitação e o Passaporte. Ainda, para os homens com idade entre 18 e 45 anos, é obrigatório que seja apresentado comprovante de quitação de serviço militar.

Últimas Notícias
Cotidiano 24 Abr às 17:14
A oficina é coordenada pela professora Quéssila Zago, formada em Educação Física e ex-atleta da modalidade. 
Cotidiano 24 Abr às 16:39
Obituário
Cotidiano 24 Abr às 15:49
O Entre Amigos inicia as 19h00 desta quarta-feira, transmitido pelo Facebook e You Tube do Portal Nova Santa Rosa.
Cotidiano 24 Abr às 15:20
No Rancho do Mate você também encontra cuias bombas e chás para o seu chimarrão do dia a dia, ervas para tereré também com muita variedade.
Cotidiano 24 Abr às 14:51
Instituição cooperativa financeira está no 8º lugar da lista das 25 Top Companies do Brasil
Portal Nova Santa Rosa
Tecnologia e desenvolvimento