Você está em: Página Inicial > Cotidiano
Médicos cubanos recebem comunicado para cessar atendimento em Marechal Rondon
O comunicado veio da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS)
Por Assessoria | Postado em: 21/11/2018 - 10:29

Publicidade
Publicidade
Publicidade

A Secretaria de Saúde de Marechal Rondon informa que, devido a um comunicado feito diretamente pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), aos médicos cubanos do Programa Mais Médicos que atendem no município, o atendimento por eles prestados não será mais realizado a partir desta terça-feira (21). Os médicos foram informados na noite de segunda-feira (20), por volta das 23h.

A orientação do Ministério da Saúde, por sua vez, é a de que o atendimento deva continuar, porém, a informação foi repassada via telefone, não havendo nenhum documento oficial que dê respaldo jurídico e legal para a continuidade da prestação de serviços. Portanto, a orientação da OPAS está sendo cumprida neste momento.

Os médicos cubanos prestavam atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros Líder, Alvorada, Augusto e no interior, nas localidades de Bom Jardim, São Roque e Margarida.

Como solução, a Secretaria de Saúde está elaborando um planejamento para que os médicos das demais unidades sejam realocados, para que pelo menos em meio período, todas as unidades tenham atendimento ou então, atendimento conforme a demanda. Até o início da tarde de hoje (21), o cronograma deverá ser divulgado.

Em paralelo a esta situação, foi divulgada na data de hoje, a abertura do edital de processo seletivo do Programa Mais Médicos, que inclui Marechal Rondon e as cinco vagas. A previsão é de que a partir do dia 3 de dezembro, os médicos que se inscreverem para estas vagas, comecem a chegar ao município.

A Secretaria de Saúde reforça ainda, que toda esta situação não ocorreu por determinação ou vontade da administração municipal, mas sim, por determinações da esfera federal.

 

 

Últimas Notícias
Cotidiano 18 Abr às 11:23
Evento reunirá cerca 2.000 atletas e participantes
Cotidiano 17 Abr às 15:44
Evento será nos dias 24 e 25 de maio e contará com mais de 60 deliciosos pratos
Cotidiano 17 Abr às 15:25
A população precisa priorizar o uso do produto para alimentação e higiene pessoal. A previsão é a de que ocorra a normalização da distribuição de água por volta das 22h. 
Cotidiano 17 Abr às 14:45
É uma iniciativa do Instituto Oswaldo Gessulli e que foi idealizada pelas revistas Avicultura Industrial e Suinocultura Industrial, publicações da Gessulli Agribusiness, tendo a Organização das Cooperativas do Brasil (OCB) como entidade patronal.
Portal Nova Santa Rosa
Tecnologia e desenvolvimento