Você está em: Página Inicial > Cotidiano
MP diz que decisão de soltura de Beto Richa 'não faz justiça aos fatos'
Coordenador do Gaeco, Leonir Battisti, disse que pedido da defesa do ex-governador foi direcionado propositalmente a Gilmar Mendes, a quem fatos foram omitidos.
Por G1 Paraná | Postado em: 15/09/2018 - 17:38

Publicidade
Publicidade
Publicidade

O coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Paraná (MP-PR), Leonir Battisti, disse neste sábado (15) que a soltura do ex-governador e candidato ao Senado Beto Richa (PSDB) "não faz justiça aos fatos".

Ele disse considerar que o pedido para libertação do ex-governador e dos outros investigados foi dirigido pelas defesas especificamente ao ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que já havia se manifestado anteriormente dizendo que a prisão não era correta.

"Nós entendemos que ela [a decisão] não faz justiça aos fatos, porque o ministro está distante, e especialmente em relação ao fato objetivo, o grupo das pessoas investigadas procurara este ano, em agosto, pessoas que poderiam ser testemunhas para que omitessem a verdade ou mentissem aos investigadores para evitar, então, a responsabilização ou apuração".

Battisti ressaltou que, para ele, a conduta dos procuradores foi correta e que houve necessidade da prisão, porque houve prejuízo aos cofres públicos.

"Não há, na nossa conduta, qualquer tentativa de perseguição ou de prejuízo, embora fôssemos conscientes da qualidade dos investigados e, portanto, até um possível prejuízo potencial eleitoral. Tínhamos consciência dos efeitos disso, sabíamos das pressões. As investigações não devem se submeter aos calendários eleitorais".

Soltura

O ministro Gilmar Mendes, mandou soltar Beto Richa e a mulher dele, Fernanda Richa, e mais 13 pessoas na noite de sexta-feira (14). Eles foram libertados na madrugada deste sábado (15).

Richa foi preso nesta semana em operação do Ministério Público do Paraná. Segundo o MP, Richa é suspeito de integrar esquema de propina, direcionamento de licitações de empresas, lavagem de dinheiro e obstrução de Justiça.

Últimas Notícias
Cotidiano 19 Abr às 15:25
Ela era moradora de Santa Helena e deixa uma filha de dois anos
Cotidiano 19 Abr às 14:45
Pax Bom Jesus
Cotidiano 19 Abr às 14:08
O encontro teve a participação de gerentes e equipes técnicas agronômicas de todas as Lojas Agropecuárias Copagril do Paraná e do Mato Grosso do Sul e foi realizado nas dependências da AACC, em Marechal Cândido Rondon.
Cotidiano 19 Abr às 11:00
Equipe Cicles Motos Bike Team é patrocinada pela Opção Telecom, E-Gera e Dona Violeta
Cotidiano 19 Abr às 08:40
Palmas, no sul do estado, Pinhão, na região central, e Fazenda Rio Grande e Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, tiveram mínimas abaixo dos 7°C.
Portal Nova Santa Rosa
Tecnologia e desenvolvimento