Você está em: Página Inicial > Cotidiano
O Barato pode sair caro! A importância da contratação de um bom profissional
Infelizmente, a maioria da população não toma os devidos cuidados ao fechar negócios jurídicos.
Por | Postado em: 29/09/2018 - 10:37

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Este breve artigo tem o intuito de te levar a fazer uma importante reflexão a cerca do cuidado que se deve ter ao formalizar uma negociação por intermédio de instrumento contratual.

Infelizmente, a maioria da população não toma os devidos cuidados ao fechar negócios jurídicos.

Muitos, motivados  a economizar, acabam utilizando um “modelinho” de contrato na internet ou até mesmo aqueles comumente fornecidos por escritórios de contabilidade, sindicatos e outros que, por não terem o conhecimento técnico necessário para confeccioná-los, cobram valores irrisórios por estes instrumentos jurídicos.

Outras pessoas são levadas pela emoção a não se preocuparem com a confecção deste tipo de documento por confiar excessivamente na outra parte, que geralmente é um amigo, parente ou conhecido próximo. Não se dão conta de que em negociações onerosas todo cuidado é pouco, afinal é o seu patrimônio que está em jogo!

Estes são apenas dois de muitos erros cometidos por quem realiza uma negociação através de contrato. Referidas atitudes podem trazer sérios problemas futuros.

Isso porque a elaboração de contrato é assunto sério e deve ser feito por profissional competente, ou seja, um(a) advogado(a) de sua confiança.

De modo contrário ao que muitos pensam o contrato não é apenas a simples transcrição da vontade das partes, mas engloba uma análise jurídica aprofundada sobre o tema. O(a) profissional contratado(a) tem a missão de aplicar as ferramentas legais em defesa dos direitos e das obrigações assumidas no contrato pelas partes.

Além disso, faz análise do risco contratual, projetando possíveis situações futuras que podem causar prejuízos às partes, tal como inadimplemento ou outro descumprimento contratual. E com intuito de evitar situação como esta, insere no contrato mecanismos de defesa aos direitos das partes, como cláusulas penais que desestimulem este tipo de conduta.

No entanto, caso o descumprimento contratual ainda ocorra, o profissional do direito garantirá que a parte prejudicada possa reaver seus direitos violados de maneira satisfatória. Isto inclui desde a obtenção de garantias pessoais e reais, tais como fiança, aval, hipotecas, dentre outras.

Portanto, nota-se que a elaboração de um contrato não é um ato simples. Cada caso deve ser analisado de forma individual e pormenorizada, de maneira que não existam quaisquer lacunas que possam justificar o inadimplemento da parte contrária.

E todo esse cuidado deve ser realizado por um(a) profissional competente no momento que antecede a formalização do negócio jurídico. Cuidado! Após a assinatura de um contrato mal elaborado e diante do descumprimento contratual, ao procurar tardiamente um(a) profissional, você tomará ciência do que efetivamente quer dizer o conhecido jargão “o  barato pode lhe sair muito caro”!

Valorize o profissional do direito que tanto estudou para obter o conhecimento necessário e continuamente se aperfeiçoa para agir em defesa dos seus direitos e interesses. No Thiele&Gomes Advocacia você tem a sua disposição duas competentes profissionais que trabalham para melhor atender o cliente de acordo com sua necessidade.

Além da elaboração de contratos, também somos especialistas em Direito Previdenciário, causas em face do INSS, tais como aposentadorias, auxílios doença, acidente e reclusão, Direito de Família, como inventários, divórcios, ações de guarda e alimentos, Direito do Consumidor e Civil, dentre outros.

Venha conhecer nosso trabalho.

 

Últimas Notícias
Cotidiano 18 Abr às 11:23
Evento reunirá cerca 2.000 atletas e participantes
Cotidiano 17 Abr às 15:44
Evento será nos dias 24 e 25 de maio e contará com mais de 60 deliciosos pratos
Cotidiano 17 Abr às 15:25
A população precisa priorizar o uso do produto para alimentação e higiene pessoal. A previsão é a de que ocorra a normalização da distribuição de água por volta das 22h. 
Cotidiano 17 Abr às 14:45
É uma iniciativa do Instituto Oswaldo Gessulli e que foi idealizada pelas revistas Avicultura Industrial e Suinocultura Industrial, publicações da Gessulli Agribusiness, tendo a Organização das Cooperativas do Brasil (OCB) como entidade patronal.
Portal Nova Santa Rosa
Tecnologia e desenvolvimento