Você está em: Página Inicial > Policial
PF prende 15 pessoas em ação para combater contrabando de cigarros em cidades do Paraná e em outros estados
Por G1 Paraná | Postado em: 11/06/2019 - 16:09

Publicidade
Publicidade
Publicidade

A Polícia Federal (PF) prendeu 15 pessoas, na manhã desta terça-feira (11), em uma operação em combate ao contrabando de cigarros. A ação foi deflagrada em cidades do Paraná e em outros dois estados.

Ao todo, são 20 mandados de prisão preventiva, que é por tempo indeterminado. Quatro suspeitos estão foragidos no Paraguai, de acordo com a PF.

O suspeito de ser o chefe da organização criminosa está preso em Assunção, no Paraguai. Um mandado de prisão foi cumprido contra ele nesta terça-feira, contudo, o suspeito já estava detido há cerca de 40 dias por outros crimes.

As prisões ocorreram nessas cidades: 

  • Guaíra (oeste do Paraná) – 3 presos
  • Cascavel (oeste do Paraná) – 1 preso
  • Sertanópolis (norte do Paraná) – 1 preso
  • Cruzeiro do Sul (noroeste do Paraná) – 1 preso
  • Umuarama (noroeste do Paraná) – 5 presos
  • Alto Paraíso (noroeste do Paraná) – 1 preso
  • Mundo Novo (MS) – 2 presos
  • Itumbiara (GO) – 1 preso 

Para a PF, essa é a maior organização criminosa que já atuou no país com contrabando de cigarros. Os integrantes abasteciam todo o Brasil e, segundo a PF, mandavam cigarros até para a Europa. Eles agiam de forma extremamente organizada, conforme a PF.

A organização tinha uma hierarquia: chefes, gerentes, entre outros "cargos". A PF informou que, além de contrabandear cigarros, os suspeitos faziam tráfico de drogas.

Contorno Norte

 

A operação foi batizada de Contorno Norte. Cerca de 80 policiais federais foram às ruas para cumprir os mandados judiciais. Além das ordens de prisões, havia 17 de busca e apreensão.

Segundo a PF, o bloqueio de contas bancárias, o sequestro de bens imóveis e a apreensão de veículos relacionados a investigados também foram determinados pela Justiça.

As investigações começaram, conforme a PF, em maio de 2016 depois de uma carreta carregada com cigarros contrabandeados bater contra um veículo ocupado por um casal e uma criança no Contorno Norte de Maringá, na região norte do Paraná. A mulher morreu nesse acidente.

A PF, então, identificou a organização criminosa que era responsável pela carga. Os cigarros eram contrabandeados de Salto Del Guairá, no Paraguai.

204 prisões 

Ao longo dos três anos de investigação, 204 pessoas suspeitas de integrar a organização foram presas, de acordo com a PF.

Além disso, foram realizados 130 flagrantes de contrabando, com a apreensão de 156 caminhões e outros 60 veículos que eram usados nos crimes. A maior parte das carretas era roubada ou furtada e tinha as placas clonadas.

O grupo criminoso também utilizava barcos. Duzentos barcos, por dia, carregavam os cigarros que depois eram levados para os caminhões

Segundo a PF, 105 mil caixas de cigarros foram apreendidas – totalizando 52 milhões de maços.

A organização utilizou 6,7 mil linhas telefônicas cadastradas, conforme a PF, em nome de terceiros para que os crimes fossem praticados.

Os crimes 

Os presos vão responder pelos seguintes crimes, de acordo com a PF: 

  • Organização criminosa
  • Contrabando
  • Receptação qualificada
  • Adulteração de sinal identificador de veículo automotor
  • Falsidade ideológica
  • Corrupção ativa 

Devido ao acidente em Maringá, que acabou originando a investigação, os envolvidos devem responder ainda por homicídio culposo, lesão corporal culposa, abandono do local do acidente e favorecimento pessoal.

Últimas Notícias
Policial 24 Abr às 13:45
Os aparelhos estavam dentro da cabine de um caminhão carregado com frangos
Policial 24 Abr às 11:23
O condutor fugiu a pé e não foi localizado pela PRF.
Policial 24 Abr às 09:11
Através de uma porta, os policiais observaram que o homem estava desacordado
Policial 24 Abr às 08:45
Os policiais localizaram o acusado no interior do município
Policial 24 Abr às 08:00
O condutor do veículo, um homem de 30 anos de nacionalidade paraguaia informou que teria pego a droga em Foz do Iguaçu-PR e teria como destino a cidade de Araguari em Minas Gerais.
Portal Nova Santa Rosa
Tecnologia e desenvolvimento