Você está em: Página Inicial > Cotidiano
Quer desistir do consórcio, mas tem dúvidas sobre a devolução dos valores que já pagou?
Por | Postado em: 17/11/2018 - 21:14

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Consórcio é a reunião de pessoas, com prazo de duração e número de cotas previamente determinados, com a finalidade de propiciar a seus integrantes a aquisição de bens ou serviços (art. 2º da Lei nº 11.795/2008). Em regra, por não haver a incidência de juros, normalmente as parcelas de um consórcio são menores do que as de um financiamento tradicional.

Com a contemplação, o consorciado recebe o crédito necessário à aquisição do bem ou do serviço esperado. Ela ocorre por sorteio ou lance durante as assembleias gerais ordinárias, na forma e nos prazos estipulados no contrato assinado no início da negociação. Portanto, o consorciado deve sempre ter em mãos uma via desse instrumento contratual.

Nos dias de hoje, o consórcio é amplamente utilizado pelos consumidores que pretendem adquirir um bem ou um serviço sem pressa, com o pagamento de taxas reduzidas e parcelas mensais de valor baixo. É uma boa opção para quem não possui condições financeiras de comprar um automóvel ou uma casa à vista, por exemplo.

No entanto, com as oscilações e imprevisões do mercado financeiro, muitas vezes o consorciado se vê obrigado a desistir do consórcio de forma antecipada por não conseguir pagar as prestações mensais. O consorciado pode ser excluído do grupo por sua vontade, mediante solicitação de desistência à administradora ou pode ser por ela excluído por estar inadimplente.

Quando isso ocorre surgem as seguintes dúvidas: será que receberei de volta os valores que paguei? Qual é o prazo para a restituição desses valores?

Nos termos da lei e da jurisprudência atual, o consorciado terá de volta os valores pagos ao consórcio descontando-se o valor da taxa de administração e de outras previstas no contrato, desde que não sejam abusivas, além de eventuais prejuízos que sua desistência ou exclusão causar ao grupo.

Se houver a exclusão ou a desistência do consorciado, o prazo para a restituição dos valores pagos é de até 30 (trinta) dias após o encerramento do grupo ou na ocasião da contemplação da cota, durante a vigência do consórcio.

É abusiva e nula de pleno direito a cláusula que negue ao consorciado a devolução dos valores por ele pagos. É também ilegal a norma que desrespeite o prazo acima estipulado para a restituição desses valores.

Você consorciado está amparado pelo Código de Defesa do Consumidor. Desse modo, não permita que seus direitos sejam afrontados pela administradora do consórcio que você participa. Exija seus direitos e, se necessário for, busque o amparo de um(a) advogado(a) capacitado(a) para lhe auxiliar.

 

Últimas Notícias
Cotidiano 23 Abr às 22:05
Família de Maripá e Nova Santa Rosa comunica
Cotidiano 23 Abr às 17:15
No dia da festa os policiais chegaram de surpresa, e foram recepcionados com muito alegria pelo aniversariante e demais convidados.
Cotidiano 23 Abr às 16:39
Muito atuante junto à comunidade católica, Clenar trabalhou como secretária do Pe. Antônio Patuí, primeiro sacerdote a atuar na região.
Cotidiano 23 Abr às 16:00
Um destes nomes deverá sair da família Lorenzatto, que estão avaliando junto com os familiares e com integrantes do partido, se vai o pai Roque ou o filho Ricardo.
Cotidiano 23 Abr às 15:12
Ele estava em Guaíra voltando para Nova Santa Rosa no início da tarde de hoje.
Portal Nova Santa Rosa
Tecnologia e desenvolvimento