Você está em: Página Inicial > Cotidiano
Raquel Dodge pede cassação de habeas corpus que revogou prisão de Pepe Richa
O político foi preso 26 de setembro deste ano
Por Bem Paraná | Postado em: 22/10/2018 - 17:25

Publicidade
Publicidade
Publicidade

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, solicitou a cassação do habeas corpus que revogou a prisão temporária de José Richa Filho, irmão do ex-governador do Paraná Beto Richa. Em recurso enviado nesta sexta-feira (19), a PGR pede que o relator, ministro Gilmar Mendes, reconsidere a decisão ou remeta o caso para julgamento da Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF). O político foi preso 26 de setembro deste ano, no âmbito da operação Integração II, correspondente à 55ª fase da operação Lava Jato, que investiga casos de corrupção na concessão de rodovias no Paraná.

Para a procuradora-geral, a medida partiu de premissa “absolutamente equivocada”. Gilmar Mendes aceitou a argumentação da defesa de que os fatos investigados são os mesmos da operação Patrulha, no âmbito da qual o próprio ministro já havia concedido um HC aos irmãos Richa. A alegação é de que havia a chamada “decisão paradigma”, que deveria ser seguida. No entanto, o entendimento da PGR é que, apesar de envolver personagens em comum, tratam-se de investigações distintas. “Embora tenham ocorrido de modo paralelo no tempo, as operações Rádio Patrulha e Integração II, de âmbitos estadual e federal, respectivamente, não guardam qualquer relação investigativa entre si, justamente por terem por objeto fatos completamente distintos”, esclarece Raquel Dodge.

No intuito de reforçar esse aspecto, a PGR cita todos os pontos elencados pelo juiz federal da 23ª Vara Federal no Paraná, que motivaram a conversão da prisão temporária de José Richa em preventiva. Ela cita, ainda, as ocorrências que levaram magistrado estadual a decretar as prisões. Ao final da análise comparativa, Raquel Dodge diz que é “inequívoca” a conclusão de que os fatos apurados são completamente diferentes. De acordo com a PGR, a admissão do HC significa dar decisão paradigma ao alcance de blindar José Richa contra novas prisões cautelares decretadas por outros juízes do país com base em novas situações criminosas.

No documento, a PGR argumenta ainda que, com o recurso apresentado, José Richa pretendeu, na verdade, buscar um atalho e submeteu a análise da legalidade do seu decreto de prisão diretamente ao STF e, especificamente, ao ministro Gilmar Medes. Além disso, a avaliação é de que a concessão de HC de ofício para favorecer José Richa representa “flagrante burla às normas procedimentais previstas na Constituição e nas leis, e à distribuição de competências, consistindo, acima de tudo, em indevida supressão de instâncias”. Mesmo que o Supremo tivesse competência para o caso, Raquel Dodge ressalta que o réu não poderia simplesmente escolher o ministro. “A reclamação deveria ter sido recebida como habeas corpus e distribuída aleatoriamente entre os diversos ministros do Tribunal, de modo a preservar o princípio constitucional do juiz natural”, reforça Raquel Dodge.

A procuradora-geral pede para que, pelos mesmos motivos apresentados, sejam reformadas as decisões relativas a outros envolvidos na operação Integração II. Tratam- se de João Marafon Júnior, João Chimanazzo Neto e Luiz Fernando Wolf.

Últimas Notícias
Cotidiano 18 Abr às 11:23
Evento reunirá cerca 2.000 atletas e participantes
Cotidiano 17 Abr às 15:44
Evento será nos dias 24 e 25 de maio e contará com mais de 60 deliciosos pratos
Cotidiano 17 Abr às 15:25
A população precisa priorizar o uso do produto para alimentação e higiene pessoal. A previsão é a de que ocorra a normalização da distribuição de água por volta das 22h. 
Cotidiano 17 Abr às 14:45
É uma iniciativa do Instituto Oswaldo Gessulli e que foi idealizada pelas revistas Avicultura Industrial e Suinocultura Industrial, publicações da Gessulli Agribusiness, tendo a Organização das Cooperativas do Brasil (OCB) como entidade patronal.
Portal Nova Santa Rosa
Tecnologia e desenvolvimento