Você está em: Página Inicial > Cotidiano
Seminário de Produtores de Leite Copagril homenageia os destaques do Paraná  
Por Assessoria | Postado em: 23/05/2019 - 11:12

Mais Imagens
Publicidade
Publicidade
Publicidade

A Cooperativa Agroindustrial Copagril promoveu, na tarde desta quarta-feira (22), em Marechal Cândido Rondon, o Seminário Anual de Produtores de Leite, o qual reuniu público superior a 500 pessoas.

Na ocasião, o diretor-presidente Ricardo Sílvio Chapla enfatizou que a relevância da cadeia produtiva leiteira. “O leite é o alimento mais importante para alimentação humana. Portanto, deve ser produzido com qualidade e é por isso que estamos aqui neste seminário: para obter informações que favoreçam termos cada vez mais qualidade e volume de produção”, salientou.

Em um segundo momento, a bióloga da Assessoria Técnica de Projetos da Copagril, Ana Paula Almeida Castaldelli Maciel, repassou ao público informações sobre uma Portaria emitida pelo IAP, tratando sobre o Licenciamento Ambiental na atividade Bovinocultura de Leite confinada e semiconfinada.

Logo após, o agente de Defesa Agropecuária da Adapar, Loreno Egídio Taffarel, responsável pelas Unidades de Saúde Animal de Marechal Cândido Rondon, Pato Bragado, Mercedes e Entre Rios do Oeste, prestou orientações a respeito da necessidade e da obrigatoriedade de vacinar os animais com até 24 meses contra a febre aftosa. 

Potencial

Na sequência foi a vez dos produtores assistirem à palestra “Perspectivas e desafios para transformar o leite em mais uma estrela do agronegócio brasileiro”, ministrada pelo  Doutor em Economia dos Recursos Naturais e Mestre em Ciências Agrícolas, ex-secretário de Agricultura de Santa Catarina, o consultor Airton Spies.

Durante sua explanação, ele destacou que o país tem muito a avançar na bovinocultura leiteira, em razão da demanda mundial crescente e do grande potencial que o Brasil possui. “O Brasil tem uma vantagem comparativa em relação a outros países, especialmente Europa, que é o fato de sermos o país da fotossíntese, portanto, temos grande potencial de produção de biomassa (alimentação animal)”, frisou.

No entanto, ele ressaltou que o modelo de organização do sistema de produção brasileiro tem que melhorar para ter maior volume de leite. “Teremos que aumentar a escala de produção de leite para alcançarmos vantagem competitiva”, pontuou Spies.

Para ampliar esta vantagem, ele aponta que são necessárias as seguintes medidas: Uma delas é tratar o pasto como lavoura, fazendo correção de solo e otimizando o plantio de pastagens. “Temos que aplicar os princípios agronômicos para otimizar a produção de leite”, explanou. Outro ponto importante é o melhoramento genético dos rebanhos, pois animais com maior potencial de conversão alimentar oferecerão melhores resultados.

O palestrante ainda destaca que é necessário ampliar a produção de sólidos do leite. “Na Nova Zelândia, por exemplo, os produtores não são remunerados por litro de leite, mas sim por quilo de sólido produzido, pois afinal, é o que realmente tem valor no leite, sendo que o restante da sua composição é água”, explicou.

A questão da qualidade do leite é outro ponto relevante e que, segundo Spies, depende de frio eficiente, ou seja, conservação. “Ainda são importantes o suporte técnico, um bom manejo e higiene, assim como é fundamental a excelência sanitária que o Paraná está buscando obter por meio do status de área livre de aftosa sem vacinação”, acrescentou.

A produção leiteira ainda precisa ser sustentável do ponto de vista ambiental, unindo respeito à natureza e bem-estar animal. “O mercado tende a fechar as portas para o produto que não atende os requisitos ambientais”, alertou o consultor.

Ele concluiu com uma mensagem positiva para reflexão, afirmando que um bom produtor de leite é aquele que sabe produzir pasto. "A vaca transforma biomassa que nós não consumimos em um alimento que apreciamos muito e que tem muito valor: o leite. Então, temos que saber produzir alimento para ela", encerrou.

Após a palestra, a diretoria executiva da Copagril realizou a entrega de premiação aos produtores que mais se destacaram nas seguintes categorias: 

PRODUTORES COM MAIORES QUANTIDADES PRODUZIDAS: 

1° lugar: Douglas Alexandre Borchert 969.595 litros/ano

2° lugar: Vilmar Fülber 745.480 litros/ano

3° lugar: Bertoldo Bündchen 527.897 litros/ano 

PRODUTORES COM MELHOR QUALIDADE 

Categoria até 300 litros/dia: Varlise Muller com 9,50 pontos

Categoria de 301 A 700 litros/dia: Silvio Wansowski: 9,00 pontos

Categoria acima de 701 litros/dia: Elio Lino Rusch: 7,07 pontos 

CONCURSO DE SILAGEM: 

1° lugar: Eldoir Júlio Mensch

2° lugar: Romeu Schafer

3° lugar: Rodolfo Carlos Wundrak

 

 

Últimas Notícias
Cotidiano 23 Abr às 17:15
No dia da festa os policiais chegaram de surpresa, e foram recepcionados com muito alegria pelo aniversariante e demais convidados.
Cotidiano 23 Abr às 16:39
Muito atuante junto à comunidade católica, Clenar trabalhou como secretária do Pe. Antônio Patuí, primeiro sacerdote a atuar na região.
Cotidiano 23 Abr às 16:00
Um destes nomes deverá sair da família Lorenzatto, que estão avaliando junto com os familiares e com integrantes do partido, se vai o pai Roque ou o filho Ricardo.
Cotidiano 23 Abr às 15:12
Ele estava em Guaíra voltando para Nova Santa Rosa no início da tarde de hoje.
Cotidiano 23 Abr às 14:30
Neste primeiro momento, treinamento será voltado para suinocultores, avicultores, bovinocultores e piscicultores
Portal Nova Santa Rosa
Tecnologia e desenvolvimento