A primeira neve do ano em Santa Catarina foi registrada no município de Urupema, na Serra Catarinense, na madrugada desta quinta-feira, 29 de maio.
Alguns vídeos feitos ao longo da madrugada registraram o fenômeno, misturado à chuva congelada, segundo a Epagri.
De acordo com o órgão, no Morro de Urupema foi registrada a temperatura mínima de -1,29°C, por volta das 6h. Além disso, outras cidades da região da Serra também registraram temperaturas baixas, como Urubici, onde os termômetros marcaram -0,07°C, às 4h, e São Joaquim a menor temperatura foi 0,26°C.
No município de São Joaquim, foi registrada neve na manha desta quinta-feira (29), por volta das 8h30mim.
Para que ocorra a neve, a temperatura do ar precisa estar abaixo de 0°C e há umidade na atmosfera, o que forma cristais de gelo que se aglomeram, caindo em formato de flocos.
Por outro lado, a chuva congelada ocorre quando a neve que cai da nuvem passa por uma camada de ar mais quente, com temperatura superior a 0°C, mas depois encontra novamente uma camada de ar frio e recongela.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão para a ocorrência de neve é até as 10h desta quinta-feira, 29.
Modelos meteorológicos indicam temperaturas mínimas abaixo de zero nas regiões mais elevadas do Estado, como os Planalto Sul, Planalto Norte e o Meio-Oeste.
A combinação entre o frio intenso e a umidade disponível cria as condições ideais para a ocorrência de neve, especialmente em municípios como São Joaquim, Urubici e Bom Jardim da Serra, conhecidos por registrarem o fenômeno em anos anteriores.
As máximas devem ficar próximas de 1°C na Serra, entre 2°C e 6°C nos Planalto Norte, Planalto Sul e Meio-Oeste, 4°C a 8°C no Oeste e Extremo Oeste, e de 8°C a 14°C no Litoral e no Vale do Itajaí.