A segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começa nesta quinta-feira (16). Nesta segunda etapa, os públicos prioritários são doentes crônicos, profissionais das forças de segurança e salvamento, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas.
Em Maripá, a vacina será aplicada em horário normal de expediente na sala de reuniões do Centro de Saúde, com entrada pelo portão lateral e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos distritos de Candeia e Pérola Independente.
A orientação da Secretaria de Saúde é de que as pessoas evitem levar acompanhantes nas UBS para evitar aglomerações.
“A vacinação contra a gripe é fundamental para imunizar contra os três vírus mais comuns: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2).
A gripe também mata e já fez inúmeros vítimas somente este ano em todo o país, por isso a vacinação é tão importante para imunizar os idosos e trabalhadores de saúde neste primeiro momento”, explica a secretária de Saúde, Andréia Bento Maria Scudeller.
A terceira etapa da campanha, que inicia em 9 de maio, serão vacinados professores, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, adultos de 55 a 59 anos e pessoas com deficiência.
“É importante reforçar que as pessoas respeitem e cumpram este cronograma de datas, pois não poderão ser aplicadas vacinas às pessoas que estiverem fora deste calendário preconizado pelo Ministério da Saúde de acordo com cada grupo prioritário”, ressalta a secretária.