Você está em: Página Inicial > Cotidiano
Aos 87 anos falece o ex-vereador rondonense Alberto Cerny (Aba)
Ele estava internado com problemas de saúde
Por AquiAgora.net/Câmara dos Vereadores | Postado em: 10/12/2025 - 05:27

Publicidade Publicidade Publicidade Publicidade

Após dias de internação hospitalar, faleceu nesta terça-feira (09) o ex-vereador e empresário rondonense Alberto Cerny, que era popularmente conhecido com Aba e tinha 87 anos.

Ele integrou a 8ª legislatura (1993-1996) da Câmara Municipal ao se eleger vereador em 1992 pelo PFL, com 525 votos. Na eleição seguinte, já filiado ao PDT, ele somou 359 votos. Na suplência, assumiu cadeira no Legislativo no período de 17 de fevereiro de 1999 a 06 de dezembro do mesmo ano, na vaga do vereador Luiz Carlos Lirio. Voltou à Câmara de Vereadores entre 24 de abril e 31 de dezembro de 2000, como suplente do vereador Darci Valiati.

Como empresário, foi proprietário de um bar em Curvado, onde já teve um salão de bailes e também foi o quem iniciou o transporte de alunos e moradores da região Curvado e Ajuricaba.

Pelo seu legado como liderança de Marechal Cândido Rondon, ele receberia o título de “Cidadão Honorário” do município na próxima terça-feira (16), em cerimônia do Poder Legislativo. O vereador Gordinho do Suco, autor da homenagem, lamentou o falecimento de Alberto Cerni.

“Seria um momento especial, de reconhecimento público, de aplauso e gratidão. Infelizmente, esse dia não chegará. E isso me entristece profundamente. Aba foi mais do que um pioneiro. Foi um homem de alma generosa, um trabalhador incansável, um exemplo de humildade, de fé, de serviço ao próximo. Sua vida se confundia com a construção da nossa cidade. Ele ajudou a erguer, com as próprias mãos, a história que hoje chamamos de Marechal Cândido Rondon. Levou crianças para a escola quando ninguém levava. Ajudou famílias inteiras. Serviu sua comunidade com amor, simplicidade e respeito. Foi agricultor, vereador, líder comunitário, amigo, pai e avô”, relembrou Gordinho do Suco.

Alberto Cerni nasceu em Palhoça (SC), em 25 de agosto de 1938, filho de Joaquim Cerny e Cristina Leva Cerny. Aos 18 anos, em busca de oportunidades e terras férteis, deixou a terra natal e fixou residência no distrito de Curvado, Marechal Cândido Rondon, onde viveu por mais de 60 anos.

Ele era casado com Loraci Tonini há 25 anos. De seu primeiro casamento, foi pai de oito filhos. Era avô de 11 netos e tinha três bisnetos. Foi agricultor, motorista e empresário.

Como vereador, defendeu bandeiras ligadas à infraestrutura e à agricultura. Na vida comunitária, foi presidente do Clube de Idosos de Curvado e presidente da Igreja Evangélica Martin Luther.

O culto de sepultamento será realizado, às 17 horas desta quarta-feira (10), na comunidade Pastor Marno Schemmer de Curvado. E logo após será levado ao cemitério municipal.

Últimas Notícias
Cotidiano 19 Dez às 17:36
Bambino Pizzaria e Choperia, localizada na Avenida Santo Cristo, anexa ao Posto Bremm.
Cotidiano 19 Dez às 15:30
Os dados estão no estudo PIB dos Municípios 2022-2023, divulgado nesta sexta-feira (19) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Cotidiano 19 Dez às 14:45
De acordo com informações apuradas pelo portal PPNews, Mauri Dos Santos Costa, de 51 anos, manuseava uma lixadeira quando o disco da ferramenta se soltou e atingiu seu peito.
Cotidiano 19 Dez às 12:00
Confira onde doar sangue e quem pode doar
Cotidiano 18 Dez às 17:31
O sorteio final ocorreu em 15 de dezembro, marcando o encerramento oficial das ações que movimentaram os Supermercados Primato e Casas do Produtor ao longo dos últimos meses.
Portal Nova Santa Rosa
Tecnologia e desenvolvimento