Uma apreensão realizada pelo BPFRON no interior de Marechal Cândido Rondon, resultou em um prejuízo superior a R$ 600 mil ao crime, durante uma ação conjunta com a Polícia Federal no distrito de Porto Mendes. A operação ocorreu no âmbito do Protetor de Divisas e Fronteiras, Operação Natal e Operação Codesul II.
As equipes faziam patrulhamento fluvial e terrestre quando, na zona rural, localizaram um porto clandestino onde um caminhão Mercedes Benz/Accelo 1316, de cor branca, estava sendo carregado com grande quantidade de cigarros contrabandeados. Após a verificação, foram contabilizados 5.000 pacotes do produto de origem ilícita.
No mesmo ponto, também foram encontrados um VW/Gol branco e uma GM/Montana preta, veículos que, segundo a apuração inicial, estariam envolvidos no transporte da carga até o caminhão.
Os policiais realizaram buscas pela região para tentar localizar os responsáveis pelo esquema, porém ninguém foi encontrado. Todo o material apreendido, assim como os veículos, foi encaminhado à Delegacia da Polícia Federal em Guaíra, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis.
O prejuízo estimado chega a R$ 606 mil, segundo a corporação.