O grande número de casos e a significativa quantidade de óbitos registrados em decorrência do novo Coronavírus (Covid-19), no município de Toledo são motivos de enorme preocupação do poder público municipal e também de toda a população, mas mesmo em meio a um período tão critico ainda existem notícias boas como das pessoas que venceram a doença na cidade.
Em Toledo 1.410 pessoas já contraíram o novo Coronavírus, destas 463 conseguiram vencer a doença. Isso representa 32,84% dos casos e demonstra que mesmo com os números elevados de casos e óbitos uma parte significativa das pessoas tem conseguido sobreviver a enfermidade.
Um dos fatos que pode ser o responsável para o grande número de casos e também de recuperados em Toledo pode ser a quantidade mais elevada de testes que tem sido realizada na cidade.
O médico e porta-voz do Comitê de Operações Emergenciais (COE), Fernando Pedrotti, pondera que realmente o grande número de testes contribuiu para o aumento no número de casos e logo para a quantidade de curados. “Em Toledo o número de pessoas testadas tem aumentado muito e é lógico que isso aumenta o número de casos e logo a quantidade de curados. Com mais pessoas acometidas pelo vírus mais curados teremos, uma vez que aproximadamente 80% das pessoas que passam pela doença tem sintomas leves e isso é corroborado pelo aumento dos curados em Toledo nas últimas semanas”, destacou o médico.
Somente na última semana mais 105 pessoas conseguiram sobreviver ao novo Coronavírus em Toledo. No boletim diário divulgado na quinta-feira 25 de junho, eram 358 curados no município, enquanto no boletim da quinta-feira (02), o número de curados estava em 463.
Nesse período os maiores destaques ficaram para o último domingo (28), quando mais 25 pessoas foram consideradas curadas da doença. Na segunda e terça-feira, 29 e 30 de junho respectivamente, 21 toledanos foram considerados curados da enfermidade.
Pacientes graves que conseguiram passar pela doença
Dos 463 já recuperados da Covid-19, em Toledo a maior parte conseguiu passar pela doença sem grandes sustos e foi curada apenas praticando o isolamento domiciliar e respeitando as orientações dos Órgãos de Saúde.
No entanto algumas pessoas que enfrentaram a doença precisaram passar muitos dias internadas e em alguns casos em leitos de Terapia Intensiva (UTI). Somente no Hospital Bom Jesus (HOESP), em Toledo 19 pessoas já se recuperaram da Covid-19.
Na quarta-feira dia 01º de julho os dois últimos pacientes a deixar a HOESP foram C.B, de 62 anos, que passou sete dias internado em leito de enfermaria e D.L, de 66 anos, que precisou ficar internado por 11 dias em um leito de enfermaria.
Outras histórias de superação de pessoas que venceram a doença também foram vistas na HOESP. Uma delas foi a de Vilmar Rios, que ficou 27 dias internado, sendo que 26 foram na UTI e recebeu alta no dia 26 de junho. No mesmo dia Eduardo de 56 anos, que passou 14 dias internado também recebeu alta médica. Os dois pacientes saíram do hospital aplaudidos por médicos, enfermeiros e demais profissionais de saúde, que os acompanharam durante essa batalha.
Outra história comovente foi a de Fátima de Lima Brito, de 51 anos. A toledana recebeu alta hospitalar no dia 12 de junho. A paciente possuía fatores de risco como hipertensão arterial e diabetes e passou por 22 dias de internamento na HOESP, dos quais 21 foram na UTI. Apesar de todas as dificuldades Fátima e vários outros moradores de Toledo superaram a Covid-19 e terão uma bonita história de superação para contar.
“Cada alta hospitalar é uma grande alegria para a nossa equipe, o que nos traz cada vez mais força para continuarmos atuando no combate à pandemia”, comentou a superintendente da HOESP, Zulnei Bordin.
Por fim a superintendente ainda pediu a colaboração da população para que os cuidados tão pedidos pelos Órgãos de Saúde sejam adotados. “É fundamental que todos lavem as mãos com água e sabão frequentemente. Também pedimos que as pessoas saiam de casa somente quando for de extrema necessidade”, frisou, Zulnei Bordin.