Na manhã de hoje (28), ação conjunta entre a Polícia Federal e Polícia Militar do estado do Paraná logrou êxito na apreensão de um caminhão baú carregado com 400 caixas de cigarros contrabandeados do Paraguai.
A ação ocorreu no âmbito da Operação Hórus, promovida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, que visa a integração policial nas ações de patrulhamento e repressão a delitos fronteiriços.
Durante atividade de rotina, Policiais Militares do Pelotão de Choque identificaram a movimentação suspeita de veículos na PR-323, na área urbana do município de Umuarama. Realizada a abordagem policial foi confirmado que o caminhão baú, com placas do estado de São Paulo, estava repleto de caixas de cigarros, cujo montante, segundo informações do motorista do veículo, um homem residente em Umuarama com 48 anos de idade, alcança, aproximadamente, 400 caixas.
Em virtude do transporte ilegal, o caminhão e os objetos ilícitos foram encaminhados para a Polícia Federal em Guaíra.
O preso responderá pelos delitos de contrabando e corrupção ativa, tendo em vista ter oferecido propina aos policiais, com o objetivo de liberar os objetos ilícitos e livrar-se de sua prisão.
A pena para o delito de corrupção ativa pode chegar a doze (12) anos de prisão, enquanto que a pena máxima para o delito de contrabando é de cinco (05) anos de reclusão.