Você está em: Página Inicial > Cotidiano
Cascavel monitora caso suspeito de varíola dos macacos
No Paraná há três suspeitos, os demais são em Londrina e Curitiba
Por AEN | Postado em: 29/06/2022 - 10:42

Publicidade Publicidade Publicidade

Cascavel tem um caso suspeito de varíola dos macacos.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informa que o Paraná possui três casos suspeitos de Monkeypox ou varíola dos macacos.

São três homens com idades entre 27 e 39 anos que residem em Curitiba, Cascavel e Londrina. O primeiro caso no Brasil foi confirmado em 9 de junho, em São Paulo.

Os pacientes possuem históricos de viagem para São Paulo, França, Inglaterra e Turquia. As amostras dos suspeitos foram coletadas e estão em processo de envio para o Laboratório Central do Estado (Lacen/PR), responsável pela articulação com o Ministério da Saúde para envio ao Laboratório de referência para casos desta doença, em São Paulo.

Há algumas semanas a Sesa fez uma Nota Orientativa nº 01/2022 sobre o fluxo assistencial para os casos suspeitos. O documento foi enviado aos municípios para orientação. Além disso, a Secretaria de Estado da Saúde criou uma página destinada a informações e publicações sobre a doença.

A varíola dos macacos é uma doença viral e a transmissão entre humanos ocorre principalmente por meio de contato com lesões de pele de pessoas infectadas ou objetos recentemente contaminados.

A infecção causa erupções que geralmente se desenvolvem pelo rosto e depois se espalham para outras partes do corpo.

Os principais sintomas envolvem febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, linfadenopatia, calafrios e fadiga.

Últimas Notícias
Cotidiano 28 Dez às 12:38
Profissional atuava na área da saúde pública no Rio Grande do Sul e era filho de empresário de Cascave
Cotidiano 28 Dez às 08:30
Imagem de satélite indica avanço de nuvens carregadas do Paraguai e da Argentina em direção ao Estado
Cotidiano 28 Dez às 07:20
As informações foram divulgadas pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais do Paraná (Arpen-PR), com base em dados do Portal da Transparência do Registro Civil.
Cotidiano 27 Dez às 14:00
Regras mudam conforme o tipo de compra e se há defeito no produto
Cotidiano 27 Dez às 13:22
Os registros mais comuns em ambientes terrestres envolvem cobras, lagartas, abelhas, escorpiões e aranhas. Em locais de praia, o veranista deve estar atento a águas-vivas e caravelas.
Portal Nova Santa Rosa
Tecnologia e desenvolvimento