São muitos os comentários nas redes sociais a respeito de casos de meningite envolvendo pessoas que teriam participado de uma Festa Junina no sábado, dia 10, em Flor da Serra, município de Quatro Pontes.
Em virtude disso, a Secretaria de Saúde de Quatro Pontes emitiu uma Nota de Esclarecimento, informando que até o momento tem conhecimento de três possíveis casos meningite que podem estar relacionados com o evento, mas de pessoas de diferentes municípios.
A nota informa que todos os contatos domiciliares dos pacientes estão recebendo acompanhamento e tratamento de acordo com protocolo da doença, com orientações e todas as medidas em conjunto com a 20ª Regional.
Destaca também que outro caso suspeito está sendo acompanhado por uma equipe médica, recebendo a devida assistência e o paciente desta bem clinicamente.
A Secretaria de Saúde de Quatro Pontes acrescenta que outras informações serão repassadas no transcorrer desta segunda-feira, após uma reunião em conjunto com a Regional de Saúde de Toledo.
Informações extraoficiais dão conta que um dos suspeitos de ter contraído meningite tem 64 anos e encontra-se internado em coma em uma unidade hospitalar de Toledo.
Outro paciente seria uma jovem de 19 anos, residente em São Salvador, Toledo, também em coma, estaria internada em Palotina, e o terceiro caso envolve uma pessoa moradora do distrito de Dois Irmãos, Toledo.
A Doença:
A meningite é caracterizada por um processo inflamatório das meninges, membranas que revestem o encéfalo e a medula espinhal. É causada, principalmente, a partir da infecção por vírus ou bactérias; no entanto, outros agentes etiológicos também podem causar meningite, como fungos e parasitos.