Você está em: Página Inicial > Cotidiano
Chuvas voltam a castigar o Rio Grande do Sul e número de mortos sobe para cinco
Mais de 150 municípios já registraram prejuízos; Defesa Civil mantém alerta para risco de novos temporais nos próximos dias
Por | Postado em: 26/06/2025 - 11:45

Mais Imagens
Publicidade Publicidade Publicidade

As fortes chuvas que voltaram a atingir o Rio Grande do Sul nas últimas semanas deixaram, até o momento, cinco pessoas mortas e ao menos uma desaparecida, segundo balanço atualizado da Defesa Civil estadual. A situação, que se agrava em várias regiões, volta a causar preocupação quanto ao risco de enchentes e deslizamentos.

A quinta vítima foi confirmada nesta quarta-feira (25), trata-se de um idoso de 71 anos, encontrado morto em um córrego no município de Vera Cruz, na região do Vale do Rio Pardo. A suspeita é de que ele tenha sido arrastado pela correnteza e se afogado.

Além disso, um homem de 65 anos continua desaparecido em Candelária, na mesma região. A esposa dele, que estava no carro no momento em que foi levado pela força da água, foi a primeira vítima confirmada no atual ciclo de temporais.

Mais de 10 mil pessoas fora de casa

De acordo com os dados oficiais, as chuvas já afetaram 155 municípios gaúchos. Ao todo, são 9.317 pessoas desalojadas — ou seja, que precisaram deixar suas casas e buscar abrigo com familiares ou amigos — e 1.246 pessoas abrigadas em locais públicos montados pelas prefeituras.

Equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Exército e voluntários seguem mobilizados nas regiões mais afetadas. As ações incluem resgates, distribuição de cestas básicas, kits de higiene e assistência médica emergencial.

Frio e novas chuvas agravam cenário

A instabilidade do clima deve persistir nos próximos dias. A Defesa Civil emitiu alertas meteorológicos para esta quinta-feira (26), com possibilidade de chuvas de até 70 mm em regiões de divisa com Santa Catarina, além de ventos fortes e risco de alagamentos e deslizamentos em áreas vulneráveis.

Especialistas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) alertam que, embora os volumes de água sejam menores do que os registrados entre abril e maio, os solos já encharcados tornam qualquer nova chuva um fator de risco para desastres.

Acompanhamento e assistência

As autoridades estaduais reforçaram a importância de a população seguir os comunicados oficiais e acionar imediatamente os serviços de emergência em casos de risco.

A população pode entrar em contato pelos números 199 (Defesa Civil) e 193 (Corpo de Bombeiros). Novos boletins informativos devem ser divulgados nas próximas horas com atualizações sobre o desaparecido, número de afetados e situação dos rios.

O governo estadual mantém ativo o auxílio emergencial para famílias afetadas, com repasse de R$ 2 mil por residência, além de apoio técnico para reconstrução de infraestrutura e assistência psicológica às vítimas.

Nomes das vítimas:

Guido Armindo Alexander, idoso de 71 anos, encontrado em um córrego em Vera Cruz (Vale do Rio Pardo); a causa da morte foi apontada como afogamento.

Geneci da Rosa (54 anos), de Candelária — morreu após o carro em que estava ter sido arrastado pela correnteza.

Mario César Trielweiler Gonçalves (21 anos) — vítima de desabamento de ponte entre Caxias do Sul e Nova Petrópolis.

Mauro Perfeito da Silva (72 anos) — morreu quando uma árvore caiu sobre seu veículo em Sapucaia do Sul.

Ademar José Backes (59 anos) — corpo encontrado no rio Dourado, em Aratiba.

Últimas Notícias
Cotidiano 19 Nov às 18:40
Almoço especial e, à noite, pizzas artesanais com sabores que fazem sucesso na cidade
Cotidiano 19 Nov às 17:26
A colaboração da comunidade é importante
Cotidiano 19 Nov às 17:03
Se você tiver alguma dúvida, é só enviar, que o Rodrigo da Stop vai responder ao vivo
Cotidiano 19 Nov às 15:55
Almoço completo ao meio-dia e, à noite, cardápio especial com pizzas, porções, bebidas e uma animada noite de karaokê
Cotidiano 19 Nov às 15:24
Os clientes que possuem crediário, ou abrirem na hora, recebem 10% de desconto em todas as compras, pagando somente no mês seguinte
Portal Nova Santa Rosa
Tecnologia e desenvolvimento