Você está em: Página Inicial > Policial
Conheça o perfil do padre preso por acusações de abuso sexual em Cascavel
Natural de Cascavel, onde nasceu em 18 de novembro de 1982, Genivaldo foi ordenado sacerdote em 1º de junho de 2013
Por CGN | Postado em: 28/08/2025 - 06:30

Publicidade Publicidade Publicidade

O padre Genivaldo Oliveira dos Santos, de 42 anos, foi preso preventivamente no último domingo (24) sob acusações de abuso sexual contra adolescentes e jovens. Natural de Cascavel, onde nasceu em 18 de novembro de 1982, Genivaldo foi ordenado sacerdote em 1º de junho de 2013 e, desde então, atuou em diversas frentes da Igreja Católica na região.

Em novembro de 2024, foi divulgado um comunicado oficial da Arquidiocese de Cascavel informando transferências previstas para o ano de 2025. Segundo o documento, o padre deixaria a Paróquia Imaculado Coração de Maria, no bairro Periolo, onde permaneceu por mais de anos, para assumir como administrador paroquial da Paróquia São Roque, em Santa Lúcia (PR), última igreja onde exerceu suas funções antes da prisão.

Atuação na Web Rádio

Padre Genivaldo fez um trabalho na comunicação religiosa, especialmente por meio de uma web rádio denominada “Deus é maravilhoso”. A emissora, que está fora do ar no momento, comemorou oito anos de existência em 2023, conforme publicação nas redes sociais do sacerdote.

Em 2020, a revista oficial da Arquidiocese de Cascavel (Edição nº 233, setembro-outubro) dedicou um trecho ao trabalho do padre na difusão da fé católica por meios digitais, falou sobre sua experiência anterior em rádios locais de Boa Vista da Aparecida, onde comandava programas diários e apresentava o Terço da Misericórdia.

Segundo relato do próprio padre Genivaldo à revista, a criação da rádio web foi motivada pela demanda dos fiéis por mais horários de programação religiosa.

“As pessoas sentiam necessidade de mais horários com programas religiosos e, como eu trabalhava com o meu livro de cura interior, os fiéis sempre pediam um pouco mais. Agora estamos 24 horas no ar”

Padre Genivaldo dos Santos

A rádio, com site próprio (www.radiomusiccatolica.com) e aplicativo para celulares Android e iPhone, também buscou atender ao público idoso do bairro com a inauguração da FM 94.3, ampliando o alcance da programação.

Dados apurados mostram que o site da rádio registrava uma média mensal de 19 mil acessos, incluindo ouvintes de fora do Brasil, número superior ao de fiéis que frequentavam a igreja local.

A operação da rádio era mantida com o apoio de jovens leigos, contratados para funções técnicas, e de jornalistas voluntários, responsáveis por vinhetas e outras tarefas. A programação diversificada incluía parcerias, como o programa da Pastoral da Criança, e a participação ativa dos ouvintes, especialmente jovens, por meio de aplicativos e redes sociais. Entre os programas de maior audiência estava o “Bate-papo de Fé”, criado durante a pandemia, que promovia encontros online com outros padres.

Funções desempenhadas

  • Pároco na Paróquia Imaculado Coração de Maria;
  • Administrador paroquial na Paróquia São Roque, em Santa Lúcia (PR);
  • Assessor arquidiocesano da Pastoral da Sobriedade;
  • Assessor eclesiástico da RCC (Renovação Carismática Católica) na arquidiocese.

Atuação como escritor

Nas redes sociais de padre Genivaldo, há registros de publicações e eventos de lançamento de livros, incluindo a assinatura de exemplares. Entre seus escritos está “Palavras que curam: Meditações de cura interior na carta de São Pedro ‘A batalha contra o mal'”, disponível no site Scrib.

Segundo o resumo da plataforma, o livro apresenta uma meditação sobre a Carta de São Pedro, abordando a batalha contra o mal e a necessidade de experiências de cura interior e libertação pelo Espírito Santo, com ênfase na transformação comportamental como comprovação de uma verdadeira experiência espiritual.

A prisão do padre Genivaldo Oliveira dos Santos ocorre em meio à repercussão das acusações, interrompendo uma trajetória marcada por atuação pastoral, projetos de comunicação religiosa e atividades literárias.

Últimas Notícias
Policial 21 Nov às 15:47
Os casos ocorreram em um apartamento e também em um estabelecimento comercial localizado na Avenida Brasil.
Policial 21 Nov às 15:24
Ela teme pela própria segurança e pela dos filhos, segundo o Boletim
Policial 21 Nov às 14:52
Veículo tinha sinais identificadores adulterados e havia sido furtado dois dias antes no Rio Grande do Sul (20)
Policial 21 Nov às 11:20
O homem que transportava a droga abandonou a embarcação para escapar a pé
Policial 21 Nov às 09:00
Márcio Robles atua no 30º Batalhão da Polícia Militar de Londrina e está há pelo menos nove anos na corporação. Após prisão, Justiça decidiu que ele vai responder em liberdade pelo crime de roubo agravado. Defesa diz que prisão é ilegal.
Portal Nova Santa Rosa
Tecnologia e desenvolvimento