Você está em: Página Inicial > Cotidiano
Cooperativas do Oeste doam 37 ventiladores pulmonares para a Secretaria de Saúde do Paraná
Ao todo, onze cooperativas doaram valores que, reunidos, chegaram à R$ 2,2 milhões
Por Assessoria | Postado em: 10/03/2021 - 15:56

Mais Imagens
Publicidade Publicidade Publicidade

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) recebeu, nesta segunda-feira (08/03), 37 ventiladores pulmonares doados por 11 cooperativas paranaenses da região Oeste que foram mobilizadas por meio do Sistema Ocepar. Os equipamentos serão utilizados para equipar leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto e pediátrico para atendimento a pacientes Covid-19.

Ao todo, onze cooperativas doaram valores que, reunidos, chegaram à R$ 2,2 milhões e possibilitaram a compra de 37 equipamentos. São elas: Lar, C.Vale, Copacol, Coopavel, Frimesa, Copagril, Primato, Sicredi Palotina, Sicredi Cafelândia, Sicredi Toledo e Sicredi Marechal Cândido Rondon.

O governador Carlos Massa Ratinho Júnior destacou a união de forças para enfrentar este momento de pandemia. “Contamos com a ajuda de todos neste momento difícil pelo qual estamos passando. É o período mais delicado que o Paraná passa e agradecemos a Ocepar por todo esse empenho em nos auxiliar para abrir mais leitos de UTI”.

O secretário de Saúde, Beto Preto, afirmou que a rapidez na aquisição é essencial para organização e ativação de mais leitos. “Recebemos com muita alegria e com alívio esses equipamentos. Estamos em processo de compra, mas pela característica de instituição de governo, é preciso seguir todo o rito de aquisição e isso demanda tempo.”

A organização das cooperativas para a compra dos equipamentos durou aproximadamente um dia. O presidente da Ocepar, José Roberto Ricken, explicou que a mobilização é muito forte para o bem da comunidade. “Há uma sensibilidade muito grande para ajudar a saúde de todos. Nós, como cooperativas, temos como um dos princípios a responsabilidade com a comunidade e é isso que fizemos com a doação desses equipamentos, nos reunimos e adquirimos o que pudemos para beneficiar mais pessoas”. O dirigente ainda afirmou que a receptividade dos presidentes das onze cooperativas foi imediata, “pois estão apreensivos com a situação que os hospitais da região passam neste momento em que estamos com a segunda onda da pandemia”, disse.

Para Ricken, a responsabilidade social é compartilhada. “Nós temos essa característica enquanto cooperativas, pensamos pelo bem da região em que estamos inseridos. Por isso, esta semana teremos rodadas de reuniões para pensar e agir para tentar auxiliar mais a melhoria das condições para a saúde. Tendo saúde o restante a gente resolve”.

Últimas Notícias
Cotidiano 20 Jan às 18:00
O assunto gerou apreensão entre pacientes que aguardavam consulta no município.
Cotidiano 20 Jan às 15:10
A família reside no distrito de Dois Irmãos e agradeceu o apoio da comunidade, que se uniu desde as primeiras horas do desaparecimento.
Cotidiano 20 Jan às 14:27
A iniciativa integra a política estadual de fortalecimento da atenção primária e tem como foco a consolidação e a expansão da Rede de Atenção à Saúde.
Cotidiano 20 Jan às 14:00
Juliane estava recebendo cuidados médicos no Centro de Tratamento de Queimados (CTG) do Hospital Universitário (HU) de Londrina (PR) desde o dia 17 de outubro de 2025
Cotidiano 20 Jan às 10:02
Para mais informações, os candidatos podem entrar em contato pelo telefone (45) 3253-1550.
Portal Nova Santa Rosa
Tecnologia e desenvolvimento