Técnicos da Copel apresentaram na manhã desta segunda-feira (17) ao prefeito Rodrigo Schanoski uma prévia dos investimentos que ocorrerão em 2021 para melhoria na distribuição da energia elétrica em Maripá. Participaram da reunião o gerente da Divisão de Projetos e Obras de Cascavel, Marcelo de Oliveira Lemos, o gerente da Agência Marechal Cândido Rondon da Copel, Carlos Eduardo Galina e o gerente do Departamento de Projetos e Obras Oeste, Maicon Wathier, além dos secretários municipais Jonis Spagnol (Administração) e Adilson Gonçalves da Cruz (Agricultura e Meio Ambiente).
Segundo Maicon Wathier, o croqui inicial prevê a implantação de cerca de 25 quilômetros de rede trifásica na área rural do município ainda este ano. “O objetivo é interligar as redes para que, em caso de falta de energia em uma ponta, a outra fornece o abastecimento e, em caso de desligamentos, os produtores rurais tenham o restabelecimento da energia mais rápido. Somado a isso, serão instalados religadores automáticos, que permitem a manutenção de forma remota, sem a necessidade da ida de um técnico até o local. A partir deste croqui, iniciaremos os projetos para definição da rota”, explica.
Para o prefeito Rodrigo Schanoski, estes investimentos serão fundamentais para dar maior segurança aos produtores rurais. “A melhoria no fornecimento da energia elétrica já foi tema de várias reuniões e já tivemos efeitos muitos positivos que, somados a estes investimentos que estão sendo planejados, vão dar aos produtores rurais mais segurança no manejo das culturas que dependem da energia elétrica intensiva, como é o caso da piscicultura, avicultura, suinocultura, leite e derivados”, aponta Schanoski.
PARANÁ TRIFÁSICO - Os investimentos fazem parte do programa Paraná Trifásico, o maior programa de modernização energética na área rural do Estado, lançado pelo Governo do Paraná em 2019. A espinha dorsal da rede de distribuição no campo será trifaseada, substituindo a tecnologia monofásica hoje existente, que foi implantada na década de 1980.
O programa prevê a implantação de 25 mil quilômetros de rede trifásica, com investimento de R$ 2,1 bilhões até 2025. Somente no Oeste do Paraná, serão 3.100 quilômetros de redes trifaseadas.