O Comitê Gestor do Plano de Contingenciamento em Saúde do COVID-19 de Maripá se reuniu na quinta-feira (23) e deliberou sobre diversos assuntos, entre eles, sugestões de novas medidas, que resultou em alterações no atual decreto republicado pela Administração Municipal nesta sexta (24). Veja o que muda a partir de segunda-feira (27):
- Parques e praças poderão ser utilizados somente para circulação de pessoas, inclusive para a prática de caminhadas, desde que não haja aglomeração ou permanência no local, continuando proibida a utilização de parque infantil e academia ao ar livre.
- O atendimento presencial nos prédios públicos fica permitido, seguindo as orientações de quantidade máxima de pessoas em cada local e demais medidas de prevenção - exceto Unidades de Saúde, Pronto Atendimento 24 Horas e Unidade de Atenção Primária à Saúde da Família, que segue com o atendimento aos pacientes.
- Bares, lanchonetes - inclusive os anexos a clubes e associações - e food trucks, limitado o atendimento ao público para consumo no local até as 18h30min, desde que respeitando um distanciamento mínimo de dois metros entre as mesas, proibida a disposição de mesas e o consumo na calçada (passeio) junto à fachada do estabelecimento e, após as 18h30, permitido o atendimento delivery ou retirada pelo próprio cliente, vedado o consumo no local.
- Quanto aos velórios, poderá o prestador dos serviços funerais ser responsabilizado no que trata do descumprimento das medidas preventivas.
PAUTA DA REUNIÃO – Durante a reunião, a Administração Municipal levou ao comitê a necessidade de expedir o decreto que institui Calamidade Pública pela COVID-19 e pela dengue, visto que o município também se encontra em epidemia de dengue e os casos têm aumentado continuamente. O decreto será editado pela Administração Municipal na próxima semana e encaminhado para a Assembleia Legislativa do Paraná, onde passará por aprovação.
Outro tema também colocado em pauta pelo Governo Municipal foi em relação ao possível retorno das atividades no CMEI e nas escolas municipais, de forma gradual, a partir das próximas semanas. O assunto voltará a ser debatido nas próximas reuniões.
O comitê também deliberou sobre o retorno das atividades religiosas, que vem sendo cobrado nos últimos dias, visto que algumas cidades da região permitiram a realização de cultos e missas. Entretanto, sugeriu-se que seja feita uma reunião com os líderes das igrejas do município, a qual ocorrerá na segunda-feira (27), para que o possível retorno ocorra de forma segura, seguindo um plano de contingenciamento.
MONITORAMENTO – Em Maripá, 27 casos foram notificados por apresentarem sintomas gripais. Destes, 25 já foram liberados do isolamento domiciliar e os demais continuam em casa sendo monitorados através de ligações telefônicos e mensagens a cada 48h ou menos quando necessário. Eles apresentam sintomas de leves a moderados. Três deles passaram por exame para o coronavírus e foram descartados.
O COMITÊ – O Comitê Gestor do Plano de Contingenciamento em Saúde do COVID-19, instituído para deliberar as ações relacionadas à pandemia, tem papel fundamental no controle e acompanhamento do coronavírus. O grupo se reúne semanalmente e é formado por profissionais de vários setores da administração pública e de entidades e instituições do município, incluindo o Ministério Público.
Entre outras atribuições, ele é responsável por orientar as decisões e suprimir as dúvidas dos órgãos e entidades municipais quanto às medidas adotadas, colaborar na definição de novas medidas, além de definir as prioridades de aquisição de produtos e serviços emergenciais para enfrentamento da pandemia.