A Prefeitura de Curitiba determinou, nesta sexta-feira (27), a volta para a bandeira laranja na cidade. Com a medida, bares, casas noturnas e de festas deverão ser fechados.
O novo decreto também determinou novos horários de funcionamento em atividades comerciais.
No caso das lojas de rua e shoppings, o horário de atendimento foi ampliado. A Prefeitura informou que vai explicar o motivo para essa decisão em uma coletiva de imprensa durante a tarde. Nos restaurantes, as restrições ficaram mais duras.
Não podem funcionar:
Podem funcionar com restrição no horário de funcionamento:
Podem funcionar e têm ampliação no horário de funcionamento:
Podem funcionar com 50% da capacidade:
Podem funcionar com 50% da capacidade e restrição de horário:
A medida foi tomada após a alta de casos confirmados na cidade. Nesta quinta-feira (26), segundo a Secretaria Municipal da Saúde, Curitiba tem 12,7 mil casos ativos da Covid-19.
Desde o início da pandemia, foram 73.444 casos confirmados e 1.678 mortes registradas por Covid-19 na cidade.
Um dos dados que mais preocupa, segundo a prefeitura, é a taxa de ocupação dos hospitais da cidade.
A ocupação de leitos de UTI para adultos chegou a 96% nesta quinta-feira, com 13 dos 324 leitos livres. Somando a ala pediátrica, a ocupação geral da UTI do SUS para Covid-19 está em 94%.
Segundo a prefeitura, a enfermaria tem lotação de 83%. Ao todo a capital tem 664 pacientes internados com suspeita ou diagnóstico da doença nos leitos do SUS reservados para a Covid-19.
De acordo com a administração municipal, de 20 de novembro até quinta-feira (26) foram abertos na cidade 126 leitos SUS exclusivos para Covid-19, sendo 51 de UTI e 75 de enfermaria.
Outro índice preocupante, segundo a prefeitura, é a taxa de transmissão na cidade, que está em 1,28, o que significa que cada grupo de 100 pessoas infectadas transmite a doença para outras 128. Para evitar a evolução da doença esse índice precisa ficar abaixo de 1.
Recomendações
O novo decreto também recomenda que as empresas priorizem o trabalho remoto quando for possível, com o objetivo de reduzir o número de pessoas circulando pela cidade e para evitar aglomerações no transporte público.
A prefeitura também recomenda a suspensão de circulação de pessoas na cidade das 23h às 5h.
A nova medida não impõe novas restrições ao transporte público, que continua operando com 70% da capacidade de passageiros.