Você está em: Página Inicial > Trânsito
Deputados aprovam projeto que permite pagamento de IPVA e licenciamento atrasados durante abordagem no PR
A proposta faz parte do programa Veículo Legal Paranaense.
Por Banda B | Postado em: 27/08/2024 - 08:00

Publicidade Publicidade Publicidade

Os deputados estaduais do Paraná aprovaram, em sessão plenária na Alep (Assembleia Legislativa do Paraná) nesta segunda-feira (26), um projeto de lei que permite que motoristas com IPVA e licenciamento atrasados possam regularizar as dívidas durante o ato da abordagem, sem ter o veículo apreendido. A proposta faz parte do programa Veículo Legal Paranaense.

O projeto de lei 103/2024 é assinado pelo deputado Gugu Bueno (PSD) e foca “na desburocratização do processo, que geralmente é muito dificultoso para o paranaense”. A ideia é possibilitar que o cidadão, quando abordado pela autoridade de trânsito, tenha a oportunidade de pagar no ato os seus débitos, como IPVA, licenciamento e multas por infrações, por exemplo, evitando a remoção do veículo.

“A gente sabe a dor de cabeça e o custo. Se houver, por exemplo, a remoção na sexta-feira, esse veículo vai ficar no pátio até a segunda-feira, gerando diária e um custo excessivo. Então, a nossa intenção é dar a possibilidade de que, no momento em que o cidadão for abordado pela autoridade de trânsito, caso ele tenha um débito como um veículo, ele possa no ato fazer o pagamento”, explicou Bueno.

O parlamentar citou a possibilidade de quitação através do PIX e de transferência eletrônica. “Hoje todos nós temos os bancos em nossos celulares, então existem mecanismos de tecnologia que possibilitam esse pagamento sem a necessidade de ser removido. O que pretendemos é facilitar essa questão”, disse.

Ele reforçou que a medida não evita a multa e eventual pontuação na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de obrigações atrasadas quando o veículo for abordado pela autoridade policial.

O projeto define que “é de responsabilidade do condutor ou proprietário a emissão das guias de pagamento necessárias e a comprovação do efetivo pagamento no prazo de até trinta minutos a contar da abordagem e verificação da irregularidade. O veículo somente será liberado com a confirmação dos pagamentos efetuados e depois de cumpridas as demais exigências legais cabíveis.”

A aprovação do projeto aconteceu em primeiro turno e agora deve voltar aos parlamentares para nova votação nesta terça-feira (27).

Últimas Notícias
Trânsito 26 Nov às 04:36
Militar se envolveu em acidente após ser fechado por um carro; motorista foi detido no mesmo período da noite
Trânsito 25 Nov às 17:14
Colisão traseira ocorreu nesta terça-feira
Trânsito 25 Nov às 16:39
O motorista recebeu atendimento da equipe do SAMU e foi encaminhado ao Hospital
Trânsito 25 Nov às 10:11
A jovem foi lançada e parou no asfalto, a cerca de dois metros do local do acidente
Portal Nova Santa Rosa
Tecnologia e desenvolvimento