Você está em: Página Inicial > Cotidiano
DER/PR alerta para o golpe da venda de material fresado, que é patrimônio público
O Departamento doa a maioria do fresado para prefeituras.
Por AEN/PR | Postado em: 05/02/2026 - 14:13

Mais Imagens
Publicidade Publicidade Publicidade

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) alerta que o material fresado de suas obras não está à venda. Golpistas se passando por servidores do departamento entram em contato com proprietários e comerciantes oferecendo o material.

O fresado é considerado patrimônio público sob administração do DER/PR, e a sua retirada sem autorização se qualifica como crime de furto. Quando possível, ele fica cercado com arame farpado na faixa de domínio de uma rodovia, deixando claro que não está abandonado.

Caso seja contatado por alguém vendendo o fresado, o cidadão deve encerrar a comunicação, alertar seu advogado de confiança ou diretamente o DER/PR. Caso o golpe tenha sido consumado, deve procurar a Polícia Civil e registrar um Boletim de Ocorrência.

No mês de janeiro, o DER/PR recebeu relatos desse golpe, tendo orientado os cidadãos como proceder e quanto à ilegalidade do ato.

FRESAGEM

O fresado é um material granular de cor escura, resultado do corte ou desbaste de uma ou mais camadas do pavimento, necessário para serviços de conservação como remendos ou reperfilagem. A fresagem é realizada com máquina fresadora quando cobre áreas de 400 m² ou mais, geralmente atingindo toda a pista, e com equipamentos de médio e pequeno porte em áreas menores.

DOAÇÃO

Parte do fresado é utilizado pelo próprio DER/PR na execução de alguns serviços emergenciais, mas a maioria é destinada para doação a entidades e principalmente municípios.

Ele pode ser aproveitado na manutenção de ruas não pavimentadas e também na conservação de ruas pavimentadas, trazendo grandes benefícios para a trafegabilidade e segurança de vias municipais.

Prefeituras interessadas em receber fresado devem protocolar uma solicitação junto às Superintendências Regionais do DER/PR, seguindo o estabelecido na Portaria n.º 275/2021, específica sobre as doações deste material.

Últimas Notícias
Cotidiano 05 Fev às 16:40
Empresa passa a contar com três locais estratégicos para exibição de anúncios comerciais na cidade
Cotidiano 05 Fev às 16:20
O foco da ação ultrapassa a presença física.
Cotidiano 05 Fev às 15:54
Oportunidade é para atuar na fabricação e carregamento de tijolos, com carteira assinada e benefícios
Cotidiano 05 Fev às 15:31
Além disso, há vagas de trabalho disponíveis para pessoas que estiverem cursando a formação.
Cotidiano 05 Fev às 10:50
Sessão ocorre no Tribunal do Júri em Marechal Cândido Rondon
Portal Nova Santa Rosa
Tecnologia e desenvolvimento