Uma ocorrência policial movimentou a área rural de Guaíra. Durante monitoramento de estradas rurais, equipes do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFRON) e da Polícia Federal – NEPOM se depararam com uma motocicleta e um caminhão trafegando de forma suspeita, este último com o sistema de iluminação completamente apagado.
Ao receberem ordem de parada, ambos os condutores desobedeceram e iniciaram fuga. O que era para ser uma simples abordagem se transformou em acompanhamento tático por cerca de 10 quilômetros. Segundo os policiais, o motorista do caminhão realizou manobras perigosas, tentando colidir com as viaturas e colocando as equipes em risco.
A perseguição só terminou quando o condutor entrou com o caminhão em meio a uma lavoura de soja, abandonou o veículo e correu em direção a uma mata ciliar, desaparecendo.
Durante a vistoria no caminhão VW/24.280, os policiais descobriram o motivo da fuga: no compartimento de carga havia 350 caixas de cigarros contrabandeados do Paraguai — um total de 17.000 pacotes. O veículo também tinha restrição de furto/roubo, registrado em Rolândia/PR no dia 12 de abril de 2019.
O prejuízo ao crime foi estimado em R$ 1.105.000,00. O caminhão e toda a carga foram encaminhados à sede da 2ª Cia do BPFRON para elaboração do Boletim de Ocorrência e, posteriormente, ao NEPOM da Polícia Federal, que dará sequência aos procedimentos legais.