Você está em: Página Inicial > Cotidiano
‘Ele foi treinado para sobreviver’, diz mãe de soldado sobre esperança de encontrar filho desaparecido no Rio Paraná
Militar do exército, de 19 anos, desapareceu no domingo (10) durante uma operação da PF, em Guaíra; lancha em que ele estava foi atingida por uma embarcação clandestina.
Por G1 Paraná | Postado em: 13/05/2020 - 08:04

Publicidade Publicidade Publicidade

“Estou esperançosa. Ele foi treinado para sobreviver”, disse a mãe do soldado do Exército Daniel Elgelmann, de 19 anos, que desapareceu no Rio Paraná após um acidente na noite domingo (10). As buscas pelo jovem continuam nesta terça-feira (12), em Guaíra, no oeste do Paraná.

O jovem desapareceu, segundo a 15º Companhia de Infantaria Motorizada, durante uma operação da Polícia Federal (PF). O acidente aconteceu após a lancha, em que a vítima e outros dois militares estavam, ser atingida por um barco clandestino carregado com drogas.

“Eu vejo ele chegando ali no portão da minha casa e me abraçando”, revelou a mãe Liane sobre a espera pelo encontro do filho.

De acordo com ela, além do treinamento militar de Daniel, o filho estava com coletes salva-vidas e a prova de bala. Por isso, ela acredita que encontrarão o filho em breve.

As buscas

De acordo com a PF, mais de 50 pessoas, 15 barcos e três helicópteros ajudam no trabalho de resgate, que passa de 40 horas.

Barcos do Corpo de Bombeiros e do Exército auxiliam nas buscas. O rio faz fronteira com o Paraguai, por isso, a Marinha paraguaia e a PF têm percorrem o leito do Rio Paraná para tentar encontrar alguma pista do soldado.

O acidente

Segundo os dois militares que também estavam no barco, o local estava escuro no momento do acidente. Eles disseram que foram surpreendidos por um comboio com quatro barcos de contrabandistas e traficantes em alta velocidade. Um dos barcos foi jogado para cima da lancha da PF.

O choque foi tão forte, conforme eles, que um dos soldados chegou a desmaiar, mas foi socorrido pelo colega. O terceiro militar, que era Daniel, caiu na água e não foi mais visto.

O jovem soldado atuava em uma operação da Polícia Federal quando caiu no Rio Paraná. As ações buscam tentar impedir o transporte de cigarros e drogas pela fronteira.

Antes da operação, que dura há um ano, cerca de 300 barcos cruzavam as águas do Rio Paraná levando mercadorias contrabandeadas.

“Era o sonho dele entrar no Exército. Ele entrou nessa operação especial porque era isso que ele queria... Estava tão contente, era tão sonhador”, disse a mãe de Daniel. 

Últimas Notícias
Cotidiano 26 Jan às 09:50
O número expressivo de oportunidades está distribuído por todas as regiões do Estado, atendendo diferentes perfis profissionais e níveis de escolaridade.
Cotidiano 26 Jan às 09:26
Para os próximos dias, o calor continua predominando em Nova Santa Rosa. A terça-feira (27) ainda será quente, com máxima próxima dos 32 °C.
Cotidiano 26 Jan às 08:45
Acidente com máquina agrícola aconteceu na noite de sábado (24) em uma propriedade rural do Norte do Paraná
Cotidiano 26 Jan às 08:00
O falecimento da delegada gerou comoção entre colegas e membros da comunidade, que destacaram seu profissionalismo, ética e sensibilidade no atendimento à população local.
Cotidiano 25 Jan às 08:55
Domingo (25) começa com temperaturas amenas, mas calor ganha força ao longo do dia
Portal Nova Santa Rosa
Tecnologia e desenvolvimento