Desde o início de 2026, 100 condutores já foram autuados por infrações previstas no artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que trata da condução de veículo sob a influência de álcool ou outras substâncias psicoativas, na região Oeste do Paraná.
Os números são resultado das ações realizadas pelos policiais militares do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), que desde o dia 1º de janeiro intensificaram as fiscalizações por meio da Operação Verão, abrangendo diversos municípios da região.
Do total de autuações, os condutores apresentaram resultado positivo no teste do etilômetro ou recusaram-se a realizar o teste de alcoolemia, conduta que também configura infração administrativa, conforme a legislação vigente.
Em comparação com o mesmo período de 2025, quando 61 condutores foram autuados por esse tipo de infração, observa-se um aumento significativo, o que reforça a necessidade da manutenção e intensificação das ações de fiscalização.
As infrações previstas no art. 165 do CTB são consideradas gravíssimas e acarretam as seguintes penalidades:
- Suspensão do direito de dirigir;
- Multa no valor de R$ 2.934,70;
- Retenção do veículo;
Além das sanções administrativas, a condução de veículo sob efeito de álcool está diretamente relacionada a sinistros de trânsito graves, como atropelamentos, colisões frontais e capotamentos, que resultam em danos à saúde e colocam vidas em risco. Estando sujeito ainda a ser preso em flagrante.
As operações de alcoolemia são realizadas diariamente e continuarão sendo intensificadas com o objetivo de prevenir sinistros e preservar vidas.
A orientação da Polícia Militar do Paraná é clara: se beber, não dirija.