Você está em: Página Inicial > Policial
Empresário acusado de matar funcionário a tiros, em Marechal, tenta provar legítima defesa com vídeo 3D, prova é recusada pelo juiz; júri popular é nesta quinta
O crime aconteceu dia 1º de julho de 2021
Por Portal Rondon | Postado em: 27/04/2022 - 16:00

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Está marcado para esta quinta feira (28), o julgamento em júri popular do empresário rondonense Valter Leal dos Santos.

Valter é acusado matar um de seus funcionários, Liomar Mendes de Souza, de 37 anos, em Marechal Cândido Rondon. O crime aconteceu dia 1º de julho de 2021. Câmeras registraram o caso. 

Liomar e Valter tiveram uma discussão e o funcionário foi atingido com disparos de arma de fogo no peito. Ele chegou a ser socorrido, deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), mas não resistiu e faleceu.

Após o crime, o acusado fugiu para o conhecido “Morro do Amor” de onde ligou para a Polícia Militar dizendo que queria se apresentar. Na 47ª Delegacia Regional de Polícia, comandada pelo delegado Rodrigo Baptista Santos, o empresário entregou a arma utilizada no crime – uma pistola calibre 38 e alegou que agiu em legítima defesa. Porém, com o avanço das investigações, a Polícia Civil conseguiu desvendar toda a dinâmica dos fatos, com oitivas de testemunhas e recuperação de imagens, constatando que a legítima defesa não estava configurada como alegado.

O empresário ficou preso na Penitenciária de Cascavel de julho de 2021 até março deste ano quando a Justiça lhe concedeu liberdade por meio de habeas corpus.

Valter está respondendo por homicídio duplamente qualificado e fraude processual. Nesta semana, o seu advogado Luciano Katarinhuk afirmou que Valter apresentaria uma reprodução 3D da cena que antecedeu o momento dos disparos de arma de fogo, demonstrando os detalhes da conduta da vítima de acordo com as informações colhidas na audiência de instrução e julgamento.

Porém, o juiz indeferiu o vídeo em 3D, pois, de acordo com o Código de Processo Penal, ele deveria ser apresentado com, no mínimo, três dias úteis antes do julgamento.

A defesa continua dizendo que todos os fatos do vídeo são relevantes, comprovariam e colaborariam com a absolvição de Valter, porque ele realmente teria agido em legítima defesa.

O julgamento está marcado para 8 horas e você pode acompanhar ao vivo pelo canal do TJPR no Youtube.

Últimas Notícias
Policial 23 Abr às 10:04
A Patrulha Rural apreendeu a arma de fogo com a qual ele chegou a dar um tiro
Policial 23 Abr às 09:23
O acidente aconteceu durante o trabalho de uma edificação em uma propriedade rural
Policial 23 Abr às 08:24
A moto recuperada é uma Yamaha/Factor YBR125 K de cor roxa
Policial 23 Abr às 06:19
A abordagem aconteceu próximo do local aonde o veículo capotou e o abordado, um masculino de 32 anos, confirmou ser o motorista do automóvel que transportava a droga.
Policial 22 Abr às 16:23
Militares do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil foram acionados para realizarem o rescaldo do fogo.
Portal Nova Santa Rosa
Tecnologia e desenvolvimento