A imagem de satélite divulgada pelo Simepar às 8h40 desta quarta-feira (28) mostra a atuação de uma frente fria sobre o Sul do Brasil, trazendo áreas de instabilidade que se espalham principalmente entre o Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
O avanço do sistema frontal reforça a nebulosidade e favorece a ocorrência de chuvas ao longo do dia em diversas regiões.
No Paraná, as imagens mostram grandes áreas com nuvens carregadas, principalmente nas regiões Oeste, Sudoeste, Centro-Sul e parte do Norte do estado. A instabilidade é reflexo direto da entrada de umidade e da atuação da frente fria, que deve manter o céu nublado e com possibilidade de chuva intermitente ao longo do dia.
Em Nova Santa Rosa e cidades vizinhas do Oeste do Paraná, o tempo permanece instável. O céu encoberto já predomina desde as primeiras horas da manhã e há chance de pancadas de chuva a qualquer momento. A previsão também aponta para queda gradual das temperaturas entre o final da tarde e a noite, com ventos de intensidade moderada.
Segundo o Simepar, o avanço desse sistema deverá trazer um resfriamento mais significativo nos próximos dias, especialmente a partir de quinta-feira (29), quando o ar mais frio de origem polar começa a se espalhar com maior intensidade pelo território paranaense.
Quarta-feira (28): Céu nublado com possibilidade de chuva a qualquer hora. Temperaturas entre 15°C e 7°C
Quinta-feira (29): Céu encoberto pela manhã, com diminuição da nebulosidade à tarde. Temperaturas mais baixas, variando entre 14°C e 05°C.
Sexta-feira (30): Tempo firme, frio ao amanhecer. Mínima prevista de 07°C e máxima de 17°C.
A população deve se preparar para dias mais frios e, em áreas rurais, produtores precisam redobrar os cuidados com animais e lavouras sensíveis à queda brusca de temperatura.