Uma nova frente fria deve avançar sobre o Paraná a partir de quarta-feira, dia 16, e promete derrubar as temperaturas em todas as regiões do estado, incluindo o Oeste. De acordo com a previsão do Simepar, o sistema vem acompanhado de uma massa de ar frio de origem polar, que trará queda acentuada nas temperaturas, especialmente nas madrugadas de quinta (17) e sexta-feira (18), com possibilidade de geadas em diversas regiões.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também emitiu um informativo meteorológico confirmando a chegada da massa de ar frio. Segundo o órgão, o frio mais intenso está previsto para ocorrer entre os dias 19 e 21 de julho, com temperaturas mínimas podendo ficar próximas ou abaixo de 6 °C no Sul do estado. Apesar de ainda não haver alerta oficial para Nova Santa Rosa, o Inmet já havia emitido recentemente avisos de frio intenso com risco à saúde em outras áreas do Paraná.
Em Nova Santa Rosa, a semana começa com temperaturas amenas. Assim como hoje (14), na terça (15) os termômetros devem variar entre 15 °C e 28 °C, com tempo firme e predomínio de sol. Na quarta-feira (16), com a aproximação da frente fria, as temperaturas começam a cair, e a mínima já deve ficar na casa dos 13 °C.
O frio mais intenso, porém, está previsto para quinta e sexta-feira, quando a mínima pode chegar a 5 °C e a máxima não deve passar de 19 °C. No fim de semana, as mínimas sobem um pouco, mas ainda ficam baixas, entre 11 °C e 12 °C, com máximas que voltam a alcançar 24 °C no sábado e 25 °C no domingo.
Diante da previsão, é importante redobrar os cuidados com crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias. A orientação é acompanhar os boletins atualizados do Simepar e do Inmet, que podem emitir novos alertas conforme a frente fria avançar pelo estado.