O homem de 37 anos, que fugiu da Penitenciária Estadual de Guaíra na madrugada de domingo (30), foi preso no Paraguai após passar por várias cidades do país vizinho. Ele cumpre pena desde 2017 por crimes como lesão corporal, roubo, furto qualificado e resistência.
De acordo com as investigações iniciais, a fuga ocorreu por meio de um buraco feito na parede da cela. Em seguida, ele teria alcançado o telhado e descido utilizando uma “Teresa”, corda artesanal feita com lençóis trançados. A Polícia Penal do Paraná confirmou a fuga e informou que as circunstâncias do caso estão sendo apuradas.

Um vídeo que circulou nas redes sociais levantou dúvidas sobre a presença do foragido em Maripá. As imagens, registradas na madrugada de terça-feira (1º), por volta das 5h59, mostraram um homem com características semelhantes ao fugitivo passando por um posto de combustíveis no centro da cidade. O conteúdo foi compartilhado por internautas e chegou às autoridades durante a apuração do caso, mas a equipe policial do 31º BPM não confirmou que se tratava do criminoso.
Após a fuga, o homem foi então visto perambulando por La Paloma, no Paraguai, onde teria chegado a viver por alguns dias até mesmo no cemitério da cidade. Depois, ele se mudou para Puente Kyjha e passou também por Katuete.
Com a ajuda de moradores, a polícia do país vizinho reuniu informações que apontavam o suspeito como um criminoso foragido do Brasil. A prisão foi realizada por agentes do 8º Esquadrão de Puente Kyjha, sob comando do Comissário-Chefe Carlos Martinez. O detido está passando por um rigoroso procedimento de identificação oficial, para posteriormente ser expulso do Paraguai e entregue às autoridades brasileiras.