Corbélia encerrou nesta sexta-feira (19) o projeto “Anjos da Guarda: A Educação no Trânsito Salvando Vidas”, que envolveu 244 crianças do 3º ano da rede municipal de ensino, com idades entre 8 e 9 anos.
A ação, conduzida pelo 31° Batalhão de Polícia Militar, contou com estudantes das escolas municipais Anita Garibaldi, Dom Bosco, 1º de Maio, São José, Castro Alves, Gabriel de Lara e Tancredo Neves, distribuídos em 11 turmas.
Aprendizado em duas etapas
A programação foi realizada em dois momentos. Primeiro, as crianças participaram de atividades teóricas em sala de aula, recebendo orientações sobre segurança e funcionalidade no trânsito. Depois, em um ambiente controlado e seguro, participaram de uma blitz educativa, vestidas com uniformes semelhantes aos da Polícia Militar.
Na simulação, os alunos auxiliaram as equipes da PM e da Defesa Civil, que garantiram toda a estrutura de segurança e sinalização durante as abordagens.
Apoio comunitário
O projeto também teve o apoio do Conselho da Comunidade da Comarca de Corbélia, com a participação do Poder Judiciário e Ministério Público, do CONSEG (Conselho Comunitário de Segurança) e da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação e da Coordenação de Segurança Pública e Vigilância Patrimonial.
A iniciativa buscou despertar desde cedo o senso de responsabilidade e cidadania dos futuros motoristas, reforçando a ideia de que a educação no trânsito salva vidas.