Você está em: Página Inicial > Cotidiano
Hoesp garante R$ 35 milhões da Itaipu para construção da nova sede em Toledo
O ato reuniu autoridades federais, estaduais e municipais, além de representantes da instituição e lideranças da região.
Por | Postado em: 23/06/2026 - 14:00

Mais Imagens
Publicidade Publicidade Publicidade Publicidade

A Associação Beneficente de Saúde do Oeste do Paraná (Hoesp) deu um passo histórico nesta terça-feira (23) com a assinatura do convênio que garante o repasse de R$ 35 milhões da Itaipu Binacional para a construção da nova sede do Hospital Bom Jesus, em Toledo. O ato reuniu autoridades federais, estaduais e municipais, além de representantes da instituição e lideranças da região.

O investimento da Itaipu faz parte de um pacote de recursos que viabilizará a nova estrutura hospitalar. Além dos R$ 35 milhões da binacional, o projeto contará com outros R$ 35 milhões do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, que deve ser anunciado oficial em breve, e mais R$ 20 milhões já garantidos em crédito subsidiado pelo Governo Federal, através do edital do fundo de investimentos em infraestrutura em saúde.

A nova sede permitirá ampliar significativamente a capacidade de atendimento do hospital, referência para os 18 municípios da 20ª Regional de Saúde, fortalecendo ainda mais a assistência de média e alta complexidade ofertada pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Durante a cerimônia, o prefeito de Toledo, Mario Costenaro, destacou a importância do investimento para o município e para toda a região.

“Esse é um grande passo para incrementar ainda mais a qualidade que esse hospital determina no nosso município e região. É importante ter uma estrutura física à altura de todo o trabalho realizado pela Hoesp. É um passo histórico para Toledo e para a instituição”, afirmou.

O deputado estadual Arilson Chiorato ressaltou o impacto regional da iniciativa.

“Saio daqui muito feliz por ver que estamos construindo uma saúde pública melhor para toda a região. Que esse exemplo possa se repetir em outras cidades e estados do Brasil”, disse.

Também presente no evento, o deputado federal Dilceu Sperafico classificou o momento como memorável.

“Este é um momento memorável para nossa cidade e para toda a regional de saúde. Foi um trabalho conjunto, em que traçamos metas para tornar essa obra possível, e hoje temos a satisfação de comemorar esse convênio. Sobre o atendimento que o hospital oferece para a região, só ouvimos referências positivas, e isso nos anima ainda mais a continuar ajudando a melhorar a saúde da região”, declarou.

O deputado federal Elton Welter destacou o papel estratégico da nova estrutura para o SUS.

“É um orgulho muito grande participar desta parceria. Essa instituição será referência para todos os municípios da regional. A previsão é chegar a 500 leitos e vamos continuar buscando recursos para essa instituição”, afirmou.

A deputada federal Gleisi Hoffmann enfatizou a união de esforços para viabilizar o projeto.

“Ficamos felizes em participar de um evento como esse. Teremos recursos federais, estaduais e da Itaipu. Dialogamos muito para encontrar caminhos para viabilizar uma obra tão importante. Isso demonstra a capacidade de dialogar e avançar naquilo que beneficia a população. Saúde não é gasto, é investimento nas pessoas. Tudo o que se coloca na saúde é muito bem-vindo, e a Itaipu cumpre um papel diferenciado de responsabilidade social”, destacou.

O diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri, reforçou o compromisso social da empresa.

“A Itaipu tem a preocupação de atender a todos de forma igual. Mantemos um diálogo franco e aberto com diversas lideranças e seguimos trabalhando com os municípios para atender suas demandas. Contem com a Itaipu. É uma grande satisfação entregar esse recurso para uma obra tão importante”, afirmou.

O superintendente da Hoesp, Cláudio Hayashi, agradeceu o apoio das lideranças políticas e destacou os benefícios que a nova sede trará para a população.

“Esta obra permitirá a ampliação do número de leitos e atenderá uma necessidade urgente de modernização da nossa estrutura. Quero agradecer de forma especial aos representantes políticos que, em uma ação conjunta, apoiaram este convênio, garantindo uma obra tão sonhada para toda a região. A partir de hoje, nosso compromisso é ainda maior, focado na humanização, ampliação da estrutura, conforto, tecnologia de ponta para atendimentos de alta complexidade e na manutenção da excelência do atendimento ao SUS, que representa mais de 80% dos nossos atendimentos. Queremos entregar uma obra que seja motivo de orgulho para toda a população e seguiremos com rigor no cronograma e total transparência”, afirmou.

A superintendente da Hoesp, Zulnei Bordin, também destacou a importância da união de esforços para viabilizar o projeto. “Esse valor é muito importante para que possamos garantir a construção o mais breve possível. Precisamos reforçar que a instituição é filantrópica, e por isso, a captação de recursos para uma obra como essa é um grande desafio. Além dos financiamentos e investimentos públicos, todas as doações também são essenciais para transformar esse sonho em realidade”, afirmou.

A nova sede será construída em um terreno de 50 mil metros quadrados. Na primeira fase, o projeto prevê 270 leitos para atendimento da população de toda a região, além da implantação de novos serviços especializados, como UTI Pediátrica e Cirurgia Cardiovascular.

Últimas Notícias
Cotidiano 23 Jun às 16:20
Aos 83 anos de idade, Tarsizo de Oliveira permanece em plena atividade, ministrando cursos e palestras, especialmente no Paraguai, mantendo vivo seu propósito de contribuir para a transformação da vida das pessoas.
Cotidiano 23 Jun às 10:21
Nesta quarta-feira (24), o estabelecimento transmite em telão a partida da Seleção Brasileira a partir das 19h.
Cotidiano 23 Jun às 09:45
Pax Bom Jesus
Cotidiano 23 Jun às 08:15
Em Nova Santa Rosa, a manhã começou com temperatura de 9°C e sensação térmica de 7°C, com céu aberto e sem previsão de chuva.
Cotidiano 23 Jun às 07:42
Após uma vida marcada por desafios desde o nascimento, Mathias faleceu na manhã de segunda-feira e deixa uma história de luta que comoveu toda a região
Portal Nova Santa Rosa
Tecnologia e desenvolvimento