Uma iniciativa de alunos da Escola Municipal Professor Leopoldo Kuroli resultou no plantio de dez novas árvores na Praça das Orquídeas de Maripá. A ação foi sugerida pela turma do 2º ano C ainda no ano passado, orientados pela professora Juliana Ruhle, em virtude do Dia da Árvore. O plantio foi realizado no último dia 11, com a ajuda das crianças, agora no 3º ano.
Para a professora, Juliana Ruhle, a participação da comunidade escolar é muito importante para que tenham consciência de que o que fazem hoje para melhorar a natureza vai trazer benefícios para as próximas gerações. “É através do exemplo que estimulamos novas atitudes de preservação do meio ambiente. Colocando em prática a preservação é possível aproximar mais as crianças da real importância de suas atitudes como integrantes de uma sociedade”, afirma.
As espécies escolhidas para renovar a arborização do local foram o Ipê Amarelo, Ipê Branco, Ipê Roxo, Manacá-da-Serra e Quaresmeira. Cada muda está identificada com o nome da turma e da escola e com a espécie e o nome científico das plantas. “Esta é uma forma de registrar a iniciativa desta turma e lembrar as crianças de que elas também são responsáveis por vigiar e cuidar deste bem que é de todos”, ressalta a gestora municipal de educação ambiental do Coletivo Educador, Irani Moreira Kreutz.
O plantio das árvores foi realizado por meio do Coletivo Educador Municipal com apoio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e de Educação, Cultura e Desporto. A ação também contou com a presença do prefeito Anderson Bento Maria, da secretária de Educação, Cultura e Desporto, Janaína Müller Geraldi, do secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Orlando Binsfeld.
A CARTA - Confira um trecho da carta entregue à Administração Municipal no dia 18 de setembro de 2018: “Sabemos que dia 24 de setembro é o “Dia da Árvore” e que elas são muito importantes para todos nós. Na sexta-feira passada fomos até a Praça das Orquídeas, vimos que tem muitas árvores antigas que estão morrendo e tiramos fotos. Sugerimos que as árvores que morreram sejam cortadas e em seu lugar plantadas novas mudas para que a praça continue muito bonita no futuro”.