Você está em: Página Inicial > Policial
Juiz condena japonês da federal à perda do cargo e multa de R$ 200 mil
Agente Newton Hinedori Ishii foi condenado por envolvimento em quadrilha
Por portal Conjur | Postado em: 19/07/2020 - 08:05

Publicidade Publicidade Publicidade

O juiz Sérgio Luis Ruivo Marques, da 1ᵃ Vara da Justiça Federal de Foz do Iguaçu, condenou o agente Newton Hinedori Ishii, conhecido como o "japonês da federal", à perda do cargo e pagamento de multa de R$ 200 mil por facilitação de contrabando.

Ishii foi condenado por envolvimento em uma quadrilha composta por 22 agentes da PF, quatro servidores da Receita Federal e dois policiais rodoviários federais. Eles atuariam em um esquema de facilitação de contrabando pela fronteira entre Brasil e Paraguai.

"Há que se ressaltar que o réu Newton Hinedori Ishii é determinado, quando o assunto é cobrar propina para facilitar o contrabando/descaminho. No caso, Newton Japonês escolheu o tipo de mercadoria que aceitaria facilitar e, ainda, fixou o preço da propina a ser cobrada pela omissão na atribuição de combater o crime que lhe foi conferida pelo Estado", disse o juiz.

O julgador citou ainda um telefonema interceptado com autorização judicial em que o agente informa a placa de um veículo para que um policial corrupto deixe de fiscalizar ou simule a fiscalização, beneficiando a quadrilha de contrabando.

Últimas Notícias
Policial 25 Jan às 13:35
O crime ocorreu no município de Itinga do Maranhão neste último final de semana.
Policial 25 Jan às 09:31
Segundo as informações preliminares, o homem era natural de Ramilândia e havia se mudado recentemente para Diamante do Oeste, onde residia.
Policial 25 Jan às 08:21
No local, a vítima relatou que o filho faz uso de entorpecentes e que, ao chegar à residência onde ambos moram, iniciou uma discussão.
Policial 25 Jan às 07:45
Suspeito fugiu antes da chegada da Polícia e não foi localizado
Policial 25 Jan às 05:30
Ocorrência registrada na noite de sábado (24) envolveu agressão, colisão intencional e suspeita de embriaguez ao volante
Portal Nova Santa Rosa
Tecnologia e desenvolvimento