Um trabalho de inteligência levou à apreensão de uma grande quantidade de maconha em uma área rural do distrito de Jota Esse, no município de Tupãssi. A ocorrência foi registrada na sexta-feira (16) e resultou na retirada de circulação de 2.867 quilos de substância análoga à maconha.
As diligências foram realizadas pela Polícia Militar do Paraná, por meio do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFRON), em atuação integrada com a Polícia Federal, após informações apontarem o uso de veículos e imóveis rurais para o armazenamento e transporte de entorpecentes.
Durante a aproximação das equipes, um homem fugiu em direção a uma área de mata e não foi localizado. Na sequência, os policiais encontraram duas caminhonetes, uma Toyota Hilux e uma Volkswagen Amarok, ambas brancas, carregadas com grande quantidade de droga. Em uma propriedade próxima, na direção da fuga, também foi localizado um terceiro veículo, uma Fiat Strada, igualmente branca.
No decorrer das buscas, foi constatado que os veículos possuíam adaptações para transporte de carga e estavam equipados com rádios comunicadores. As equipes também identificaram ligação entre os imóveis utilizados na ação criminosa.
Além da droga, foram apreendidos equipamentos de comunicação, bloqueador de sinal, balanças, ferramentas e outros objetos relacionados à prática ilegal. A verificação apontou ainda que dois dos três veículos apreendidos possuíam registro de furto ou roubo.
Todo o material foi encaminhado à Delegacia da Polícia Federal de Guaíra para os procedimentos legais. Segundo a estimativa das forças de segurança, o prejuízo causado ao crime organizado com a apreensão é de aproximadamente R$ 3,3 milhões.