O Município de Maripá confirmou esta semana o segundo caso positivo de dengue e o número de casos suspeitos aumenta a cada dia. Já são 41 casos notificados e 27 que aguardam o resultado do exame. O município segue em estado de alerta e o risco de uma epidemia de dengue é considerável, visto que são necessários apenas 18 casos para que o surto da doença ocorra em Maripá.
A secretária de Saúde, Andréia Bento Maria Scudeller, destaca que os casos registrados são apenas uma amostragem, pois podem existir muitos outros de pessoas que não procuram os serviços de saúde pública do município. “Além disso, os sintomas que estão sendo observados nos pacientes doentes têm sido muito severos e preocupam também a assistência a ser prestada. Estamos em estado de alerta e precisamos da colaboração da comunidade para evitar que os casos aumentem, pois é responsabilidade dos moradores vistoriarem suas residências para eliminar possíveis criadouros do mosquito”, ressalta.
A Secretaria de Saúde segue com as ações de orientação e dá algumas dicas para evitar criadouros do mosquito Aedes aegypti:
DENÚNCIAS – A Secretaria de Saúde tem registrado casos de pessoas que têm jogado lixo na casa de vizinhos e em terrenos baldios. Neste caso, quando possível a identificação do infrator, este será notificado e estará sujeito às penalidades previstas em lei.
Denúncias podem ser feitas no Setor de Vigilância em Saúde ou pelos contatos (44) 3687-1133 ou (44) 3687-1572, no ramal 2312. Em caso de dúvidas, a população deve procurar a Secretaria Municipal de Saúde.
REGIÃO - Na região oeste do Paraná, entre agosto de 2018 até quinta-feira (2), Terra Roxa já registra 163 casos confirmados de dengue, sendo o total de 675 casos notificados; em Guaíra são 50 casos confirmados; em Santa Helena e Palotina já são 21 casos; em Toledo, 17; e em Marechal Cândido Rondon e Mercedes são 10 casos da doença.
PARANÁ - O boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde do Estado registrou mais 3 casos de mortes confirmadas pela doença nos municípios de Londrina, Maringá e Cascavel. Agora são 8 óbitos por dengue no Paraná.