Foi divulgado no final da tarde deste sábado (10) mais um boletim atualizado com dados do cononavírus em Marechal Cândido Rondon.
Na data de hoje o município conta com um suspeito de coronavírus que está aguardando o resultado do exame. Até o momento, foram descartados por exames 12 casos, dois foram confirmados.
Ao total já foram notificados 77 pessoas, este apresentavam algum sintoma respiratório entre leve e graves. Eles não realizaram o exame por não se enquadrar na sintomatologia para realização, destes 31 seguem sendo monitorados e 46 já foram liberados.
Um caso da doença é considerado suspeito somente quando se enquadra nas seguintes situações:
- Febre e pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade de respirar, batimento das asas nasais entre outros) e histórico de viagem para área com transmissão local, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas;
- Contato próximo domiciliar de caso confirmado laboratorial, que apresente febre e/ou qualquer sintoma respiratório, dentro de 14 dias após o último contato com o paciente.
Como se prevenir?
O Ministério da Saúde orienta sobre cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:
- Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
- Evitar contato próximo com pessoas doentes.
- Ficar em casa quando estiver doente.
- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.